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Titre: A história da ciência e a experimentação no ensino de química orgânica
Auteur(s): Pereira, Cláudio Luiz Nóbrega
Orientador(es):: Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto:: Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino de ciências
Química - estudo e ensino
Química orgânica
Química - pesquisa
Educação
Date de publication: 25-jan-2008
Référence bibliographique: PEREIRA, Cláudio Luiz Nóbrega. A história da ciência e a experimentação no ensino de química orgânica. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Résumé: A motivação para este trabalho partiu da percepção de que os alunos não demonstram muito interesse pelo estudo do conteúdo relativo à Química Orgânica. A literatura tem enfatizado que este é um caso particular de um problema mais amplo: o ensino de ciências passa por uma crise. Segundo vários estudos, esta situação se deve a abordagem pela qual o conhecimento científico é apresentado. Tal abordagem caracteriza-se por ser focada na transmissão de conteúdos que se distanciam da realidade dos alunos, tendo como objetivo a formação de futuros profissionais para carreiras ligadas a ciência. Além do mais, esta abordagem apresenta o conhecimento científico como uma verdade inquestionável, já que, em termos epistemológicos, apóia-se em um modelo empírico indutivista da ciência, cujos fundamentos têm sido duramente criticados pela moderna Filosofia da Ciência. Com intuito de superar tais dificuldades, produzimos um módulo de ensino que aborda o tema corantes, segundo uma perspectiva histórica aliada à experimentação. Este módulo foi avaliado por sete professores de Química. A avaliação de cada um deles foi coletada por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultado os professores destacaram a potencialidade do material em permitir uma abordagem que rompa com a fragmentação do conhecimento químico, aproxime o conteúdo da realidade do aluno, e apresente as inter-relações entre ciência tecnologia e sociedade. Os professores indicaram, ainda, que os experimentos sugeridos podem contribuir para articular o nível macroscópico com os níveis teórico e representacional do conhecimento químico. Também realizamos uma análise sobre a forma como foram inseridas a História da Ciência e a Experimentação nos livros didáticos de Química, que irão fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático de 2008. O resultado de tal avaliação mostra que, em geral, estes livros fazem uso da história da ciência, porém de forma inconsistente, e que a experimentação ainda é tomada segundo a lógica da confirmação. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work was motivated by the fact that students do not demonstrate interest in studying the contents related to Organic Chemistry. Literature has emphasized that this is a particular case of broader situation, that is, of the current science teaching crisis. The reasons that have lead to this situation are, according to various studies, the approach in which scientific knowledge is presented. Such approach is characterized by the focus on transmission of knowledge that is distant from the student´s reality, and by having as its objective the formation of future professionals of science relate careers. In addition, such approach presents scientific knowledge as if it an unquestionable as if it was an unquestionable truth, since, in epistemological terms, it is based in an indutivist empirical model of science, whose fundaments have been criticized by modern Philosophy of Science. Aiming at overcoming these difficulties, we have produced a teaching module that approaches the theme “dyes”, according to an historical perspective allied to experimentation. Such module has been evaluated by seven Chemistry teachers. Each one’s evaluation was collected by means of semi-structured interviews. As a result, the teachers have pointed out the potential of the material in allowing an approach that break with the fragmentation of chemistry knowledge, make the content closer to the student’s reality and present the inter-relations between science, technology and society. The teacher also pointed that the suggested experiments may contribute to the articulation between the macroscopic level and theoretical and representational level of chemistry knowledge. We also have carried out an analysis of the way in which History of Science and experimentation were inserted in Chemistry textbooks that will be part of the National Didactic Book Program of 2008. The result of such analysis shows that, in general, these books make use of History of Science, but in an inconsistent manner, and that experimentation is still taken according to the logic of confirmation.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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