Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32845
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_DesignAplicativosMoveis.pdf653,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Design de aplicativos móveis voltados para saúde : framework com foco em persuasão
Outros títulos: Designing health mobile applications : framework focusing on persuasion
Autor(es): Demonte, Maria Luiza Bergo
Souto, Virgínia Tiradentes
Assunto: Framework
Persuasão (Psicologia)
Design
Saúde
Data de publicação: 2015
Editora: Blucher
Referência: DEMONTE, Maria Luiza Bergo; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Design de aplicativos móveis voltados para saúde: framework com foco em persuasão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 7.= INFORMATION DESIGN INTERNATIONAL CONFERENCE, 7., 2015, São Paulo. Proceedings… São Paulo: Blucher, 2015. p. 1343-1354. ISSN 2318-6968. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-de-aplicativos-mveis-voltados-para-sade-framework-com-foco-em-persuaso-20315>. Acesso em: 19 out. 2018. doi: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_182.
Resumo: Os dispositivos móveis permitem que as pessoas estejam constantemente conectadas a vários espaços simultaneamente, facilitando o consumo e a produção de informação. A visibilidade e vigilância proporcionada por esses dispositivos torna-os propícios para o monitoramento da saúde. A partir desse panorama começaram a surgir diversos estudos na área de saúde e tecnologia para se tentar compreender e criar sistemas tecnológicos persuasivos que são efetivos. Este artigo tem como objetivo desenvolver um framework para auxiliar na concepção, análise e compreensão de aplicativos móveis relativos a saúde, com enfoque na persuasão. O Framework é dividido em três componentes principais: contexto do usuário, persuasão e design de interação. O desenvolvimento do framework é apresentado com a revisão da literatura que serviu de base para a sua construção.
Abstract: Mobile devices allow people to be constantly connected to multiple spaces simultaneously, facilitating the consumption and production of information. The visibility and surveillance provided by these devices makes them suitable for monitoring health. From this panorama began to appear several studies in the area of health and technology to try to understand and create persuasive technology systems that are effective. This article aims to develop a framework to assist in the design, analysis and understanding of mobile applications for the practice of healthy habits, focusing on persuasion. The Framework for the Design of mobile applications related to health focusing on persuasion is divided into three main components: health habits, persuasion and interaction design. The development of the framework is presented with the literature review that was the basis for its construction.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 2, set. 2015.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Editora Blucher, em 18 out. 2018, para disponibilizar este trabalho no site repositorio.unb.br.
DOI: https://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_182
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.