Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Suaiden, Emir José | - |
dc.contributor.author | Quispe Supo, Julia Judith | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T16:31:36Z | - |
dc.date.available | 2018-09-28T16:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-09 | - |
dc.identifier.citation | QUISPE SUPO, Julia Judith. Uso das bibliotecas digitais da Biblioteca Central pelos estudantes indígenas da UnB. 2018. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32718 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o uso das bibliotecas digitais da Biblioteca Central
(BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB). Para tal fim, possui como
objetivo geral identificar e analisar o uso das bibliotecas digitais da BCE pelos estudantes
indígenas da UnB, precisamente na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. Os
objetivos específicos foram: identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas da UnB;
levantar as competências informacionais dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas
digitais da BCE/UnB; identificar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da
BCE/UnB; verificar como eles utilizam as bibliotecas digitais da BCE/UnB em suas atividades
acadêmicas e de pesquisa; identificar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso
das bibliotecas digitais da BCE/UnB. Este estudo é de natureza teórica, exploratória e
descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não
experimental e de cunho etnográfico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e
questionários e, em seguida, submetidos à análise estatístico e análise de conteúdo. A população
do estudo foi constituída por estudantes indígenas matriculados na Universidade de Brasília,
definida a partir da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados
mostram que; os estudantes indígenas acessam às bibliotecas digitais, porém, a frequência é
mínima. O estudo evidencia também; que a maior parte dos estudantes prefere acessar às
informações por meio de formato impresso, isto porque a maior parcela dos entrevistados
manifestou possuir dificuldades para interagir com as plataformas das bibliotecas digitais,
sobretudo no início dos estudos. Porém, os estudantes relataram que as bibliotecas digitais são
ferramentas que favorecem o desenvolvimento das pesquisas e dos trabalhos acadêmicos,
notadamente pelo conteúdo disponível gratuito e atualizado. Eles possuem uma percepção
positiva dessas plataformas, independentemente das dificuldades que para acessá-las. Além
disso, observou-se que, para acessar às informações, esses estudantes utilizam telefone celular,
computador, notebook e tablet. Por fim, é possível dizer que os estudantes indígenas possuem
uma limitada cultura tecnológica, mesmo que tenham se apropriado de diversos tipos de
tecnologias. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles
estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas
necessidades de informação acadêmica e científica, as bibliotecas digitais da Biblioteca Central
da Universidade de Brasília não são prioridade, pois preferem acessar o Google. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso das bibliotecas digitais da Biblioteca Central pelos estudantes indígenas da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biblioteca digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília. Biblioteca Central | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência informacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main goal of this research is to study the use of digital libraries of the Biblioteca Central
(BCE) by the indigenous students of the University of Brasilia (UnB) in order to identify and
analyze the use of the digital libraries of the BCE by the indigenous students of the UnB who
carry out academic and research activities. The specific objectives of this research are on the
one hand, to identify the academic profiles of the indigenous students at UnB, and, on the other
hand, to evaluate their informational skills when using BCE's digital libraries. The purpose is
to identify whether indigenous students are familiar with the BCE digital libraries and analyze
if they do carry out academic and research activities; identifying their probable difficulties. This
study has a theoretical, exploratory and descriptive framework. From the methodological point
of view, this is a qualitative and quantitative, non-experimental and ethnographic approach.
Data were collected through interviews and questionnaires and then put under content analysis.
The population of this study was comprised by indigenous students at UnB, defined by the
technique of non-probabilistic sampling for convenience. The results show that indigenous
students do access digital libraries but the frequency is minimal, the results also show that most
of them prefer to access information through printed format because, as they stated, they have
difficulties when interacting with digital library platforms, especially when they just start as
undergraduate students. However, students reported that digital libraries are tools that favor the
development of research and academic work because the content is freely available and up-todate.
They have a positive perception of these platforms, regardless the difficulties they may
face when accessing them. Additionally, it was noted that in order to access the information
they use their cell phones, computers, notebooks and tablets. Finally, we can conclude that
although indigenous students at UnB use different types of technological tools and their
informational behavior is influenced by modernity, they have a limited technological culture
taking into account that digital libraries of the BCE are not a priority since they just prefer to
access google when they are looking for information to satisfy their needs for academic and
scientific information. | pt_BR |
dc.description.abstract4 | LITSOTAKANAA : ikadzekatakapewa indionai pakadzekakawa brasiliriko, akanhetsa kadzo, liriokapidzo
liapiñhetakana phiome pakapakaro koameka liprikana lhihe papera iarodape koameka
naosarikani nhaha ikadzekakapewa nha indionai ayaha pakadzekakarodaliko brasiliariko;
pheretaka likaipekana nhaha ikadzekatakapewa indionai pakapakaro tsakha koameka
naosarikanai nhaha lhihe linakoapanina lhiehe papera iaroda phiome nha idanakape liwawaliko
lhihe papera iarodape nadanakadako nhette napesquisarikadanako nhaha nadenhikalenai;
nhette, papakaro tdakha koaka nha lhiarapittinakali nalhio nhaha ikadzekatakakapewa nhaha
indionai lirikoda lhiehe paperanai iaroda makinai inakhetti adali ayaha brasialiko. Lhiehe
ikadzekatakakhetti pakapanida lhianakhiite lhiehe likatepekanadzodali, padanida pakoamitsa.
Pakapanida patthi iyo kanhetsa lidenhikana inakhitte, likaitepe apada lidnhikana nakhotte
padananida nhte pattathetanida phemawa, karodalitsa pawanida nakhitte kadzomitha
linakoapaninakhitte. Nhaha lidenhikanaa lhiatakanakani kadzoaha pattatheta phemawa nainai
nhetedali pawaketani pakapakaro koamekani kadzo liakonadzo. Nhaha liminanai lhihe
idenhikhetti inoka nanakhitte nhaha ikadzekatakapewa indionai aperi ayaha padakaroda
brasiliariko. Pakatenida kadzoaha liñhatakanadzo karodalitsa pakañhataka phiome mhitha
koamekatsa. Linakhitte lhiehe ikadzektakakhetti liñhata pakapa koameka nadenhika naha
indionai ikadzakakapewa koameka naosarika lhiehe papera iaroda. Neeni, karotsa pakapamitha
kadzaonha tsotsa mesta lhihe idenhikhtti pakapaka nha idanakape namaka pnhaka naosarika
kadzonha paperani inakhitte tsotsa pha linakhitte lhiehe walidali panheka paosarikaro lhihe
papera iaroda, neni manope pha nhaha ikaitepekape nalhioka lhihe lhirapittinaka
naosarikadanako lhiehe papera iaroda kadzokaro nakaiteka lhienhe pakadzekatakakapani
pandzadali. Nalhio lhihe nakapawa koameka mitha naosarikani mherapitinaka phatsa
pakoakatsa phioma kadzo thanha nawapinhetakapidzo pakkoakatsa apadenitsatsa mitha. Nhette
nakapatsakha kadzoaha neni karo mitha, nhaha ikadzekatakakapewa naosarika nhaha iñami
hiwida penao kadzo phiome paha apadaw nattaitakaro nedenhika nha nadenhikalenai
pakoakatsa. Nhette linhakhitte lhiehe koamrkaro pakapaka nhaha iakoattinai, kadzo
linhatakapidzo lhiehe idenhiketti nenei hore kadzoanha pandza dapedzo neni manope lhihe
lipoadzaka pandzadape. Kadzonha pamaka pedzo panheka lhiehe limhakana nhette
likaitepkana nalhio nha idanakaape ayanha brasiliko metsa karoka nama kadzo, nenei
namaphaka lhiehe google. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|