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dc.contributor.advisorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.authorÁvila, Carlos Alberto de-
dc.date.accessioned2018-09-27T22:20:56Z-
dc.date.available2018-09-27T22:20:56Z-
dc.date.issued2018-09-27-
dc.date.submitted2018-03-23-
dc.identifier.citationÁVILA, Carlos Alberto de. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na perspectiva da inovação institucional: um estudo de um modelo teórico-empírico a luz de indicadores institucionais. 2018. 259 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32712-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOs Institutos Federais foram criados com o objetivo central de fortalecer a política pública de EPT por meio da expansão da oferta para todo o território nacional. Sua criação rompeu com o modelo histórico com que as instituições federais de EPT evoluíam, pois se fundamentou em um processo de adesão que elevou todas as instituições a um mesmo modelo. A criação desse novo modelo institucional, agregou atribuições, para além da oferta de EPT, que em certa medida confere a nova instituição status de inovadora. Com esse cenário, surge a discussão a respeito da identificação dos aspectos que possam demarcar a inovação institucional. Esta tese apresenta como proposta a construção de um modelo teórico, a partir do marco legal de criação da nova instituição, visando subsidiar a identificação dos aspectos de inovação institucional dos Institutos Federais. O modelo teórico possibilitou a identificação de vários aspectos inovadores, entre os quais foram selecionados três, identificados a partir da oferta de ensino que a instituição é responsável, para a realização de testes empíricos: oferta de todos os níveis de ensino e tipos de cursos; atendimento da oferta mínima para os cursos técnicos de nível médio e para os cursos de licenciaturas e demais formações de professores; e a verticalização de ensino. Após a seleção destes aspectos inovadores, os mesmos foram submetidos a testes empíricos, a partir de indicadores institucionais, utilizando como base de dados, as matrículas extraídas do SISTEC nos anos de 2015 e 2017. Os testes foram realizados sob três perspectivas distintas, a primeira baseada na situação de Rede, a segunda, a partir da condição institucional, onde cada Instituto Federal foi observado individualmente, e a terceira, baseada na estrutura multicampi, proporcionando a observação do comportamento dos campi. O objetivo do teste empírico consiste em comprovar a sustentação dos aspectos inovadores da nova instituição. Os resultados demonstram a existência da inovação, sustentando a condição inovadora dos Institutos Federais. Os resultados apontaram distorções da realidade em relação ao modelo teórico, condição que pode ser justificada na medida em que o processo de expansão da Rede Federal de EPCT não se apresenta consolidado. Porém, mesmo com este afastamento entre o modelo teórico e a realidade, não se elimina, no que se refere aos aspectos testados, a questão inovadora do contexto institucional. Com esta condição é possível utilizar os resultados dos testes empíricos para estabelecer estratégias para que os Institutos Federais possam consolidar os aspectos inovadores, eliminando as distorções, fortalecendo sua característica institucional e contribuindo com o desenvolvimento da EPT no país.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na perspectiva da inovação institucional : um estudo de um modelo teórico-empírico a luz de indicadores institucionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInovações educacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Federal Institutes were created with the central objective of strengthening the VET public policy by expanding the supply to the entire national territory. Its creation broke with the historical model with which the federal institutions of VET evolved, because it was based on a process of adhesion that elevated all the institutions to a same model. The creation of this new institutional model, added attributes, in addition to the VET offer, which to some extent confers the new institution innovative status. With this scenario, the discussion arises regarding the identification of the aspects that could demarcate the institutional innovation. This thesis proposes the construction of a theoretical model, based on the legal framework of creation of the new institution, aiming to subsidize the identification of aspects of institutional innovation of the Federal Institutes. The theoretical model allowed the identification of several innovative aspects, among which three were selected, identified from the educational offer that the institution is responsible for, to conduct empirical tests: offer of all levels of education and types of courses; attendance of the minimum supply for the technical high school courses and for the courses of degrees and other formations of teachers; and the verticalization of education. After selecting these innovative aspects, they were submitted to empirical tests, based on institutional indicators, using as a database the registrations extracted from SISTEC in the years 2015 and 2017. The tests were carried out under three different perspectives, the first one based on the Network situation, the second, based on the institutional condition, where each Federal Institute was observed individually, and the third, based on the multicampi structure, providing the observation of the behavior of the campuses. The objective of the empirical test is to prove the sustainability of the innovative aspects of the new institution. The results demonstrate the existence of innovation, sustaining the innovative condition of the Federal Institutes. The results pointed to distortions of reality in relation to the theoretical model, a condition that can be justified insofar as the expansion process of the VET Federal Network is not consolidated. However, even with this distance between the theoretical model and reality, the innovating question of the institutional context is not eliminated. With this condition it is possible to use the results of the empirical tests to establish strategies for Federal Institutes to consolidate innovative aspects, eliminate distortions, strengthen their institutional character and contribute to the development of VET in the country.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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