Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32709
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImpactoBibliotecasDigitais.pdf487,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas
Outros títulos: The impact of digital libraries on the transfer of information to indigenous students
El impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas
Autor(es): Supo, Julia Judith
Suaiden, Emir José
Assunto: Acesso à informação
Bibliotecas digitais
Bibliotecas universitárias
Competência informacional
Estudo de usuários
Internet
Nativos
Universidade de Brasília
Data de publicação: 2018
Editora: Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: SUPO, Julia Judith; SUAIDEN, Emir José. O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 625-644, set./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/10402/9638>. Acesso em: 27 set. 2018.
Resumo: Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.
Abstract: This research analyzes the use of the Digital Libraries of the Biblioteca Central (BCE) by the indigenous students of the University of Brasília (UnB), precisely in the accomplishment of academic and research activities. The specific objectives of this study are: to identify the academic profiles of the indigenous students in the UnB; detect if these students are familiar with the BCE/UnB digital libraries and distinguish their informational skills in the use of these platforms; check how do they use them in their academic and research activities; and, finally, to identify possible difficulties of the indigenous students in the process. This study is theoretical, exploratory and descriptive. From the methodological point of view, it is a quali-quantitative, non-experimental and ethnographic approach. The sample included indigenous students enrolled in UnB. The results showed that these students access digital libraries, however, with minimal frequency. Regarding informational behavior, although the study shows that they are influenced by modernity, when they seek information to meet their information needs, BCE digital libraries are not a priority because they prefer to access the Google search engine.
Resumen: Esta investigación analiza el uso de las Bibliotecas Digitales de la Biblioteca Central (BCE) por los estudiantes indígenas de la Universidad de Brasília, en la realización de las actividades académicas y de investigación. El estudio tiene como objetivos específicos identificar los perfiles académicos de los estudiantes indígenas en la UnB; detectar si esos estudiantes conocen las bibliotecas digitales de la BCE/UnB y distinguir sus competencias informacionales en el uso de estas plataformas digitales; verificar como ellos las utilizan en sus actividades académicas y de investigación; y, por último, constatar posibles dificultades de los estudiantes indígenas en el uso de las bibliotecas digitales. El estudio es de naturaleza teórica, exploratoria y descriptiva. De punto de vista metodológico, se trata de una investigación cualicuantitativa, no experimental y de cuño etnográfico. La muestra abarca estudiantes indígenas matriculados en la UnB. Los resultados muestran que esos estudiantes acceden a las bibliotecas digitales, sin embargo, la frecuencia es mínima. En relación con el comportamiento informacional, en buena hora, el estudio muestra que ellos están influenciados por la modernidad, cuando buscan informaciones para satisfacer sus necesidades de información, las bibliotecas digitales de la BCE no son una prioridad, pues ellos prefieren acceder a Google.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Revista Ibero-americana de Ciêencia da Informação (RICI) - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/. Acesso em; 27 set. 2018.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.