Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Supo, Julia Judith | - |
dc.contributor.author | Suaiden, Emir José | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T12:46:48Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T12:46:48Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SUPO, Julia Judith; SUAIDEN, Emir José. O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 625-644, set./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/10402/9638>. Acesso em: 27 set. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32709 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas | pt_BR |
dc.title.alternative | The impact of digital libraries on the transfer of information to indigenous students | pt_BR |
dc.title.alternative | El impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | Revista Ibero-americana de Ciêencia da Informação (RICI) - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/. Acesso em; 27 set. 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzes the use of the Digital Libraries of the Biblioteca Central (BCE) by the indigenous students of the University of Brasília (UnB), precisely in the accomplishment of academic and research activities. The specific objectives of this study are: to identify the academic profiles of the indigenous students in the UnB; detect if these students are familiar with the BCE/UnB digital libraries and distinguish their informational skills in the use of these platforms; check how do they use them in their academic and research activities; and, finally, to identify possible difficulties of the indigenous students in the process. This study is theoretical, exploratory and descriptive. From the methodological point of view, it is a quali-quantitative, non-experimental and ethnographic approach. The sample included indigenous students enrolled in UnB. The results showed that these students access digital libraries, however, with minimal frequency. Regarding informational behavior, although the study shows that they are influenced by modernity, when they seek information to meet their information needs, BCE digital libraries are not a priority because they prefer to access the Google search engine. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación analiza el uso de las Bibliotecas Digitales de la Biblioteca Central (BCE) por los estudiantes indígenas de la Universidad de Brasília, en la realización de las actividades académicas y de investigación. El estudio tiene como objetivos específicos identificar los perfiles académicos de los
estudiantes indígenas en la UnB; detectar si esos estudiantes conocen las bibliotecas digitales de la
BCE/UnB y distinguir sus competencias informacionales en el uso de estas plataformas digitales; verificar
como ellos las utilizan en sus actividades académicas y de investigación; y, por último, constatar posibles
dificultades de los estudiantes indígenas en el uso de las bibliotecas digitales. El estudio es de naturaleza
teórica, exploratoria y descriptiva. De punto de vista metodológico, se trata de una investigación cualicuantitativa,
no experimental y de cuño etnográfico. La muestra abarca estudiantes indígenas
matriculados en la UnB. Los resultados muestran que esos estudiantes acceden a las bibliotecas
digitales, sin embargo, la frecuencia es mínima. En relación con el comportamiento informacional, en
buena hora, el estudio muestra que ellos están influenciados por la modernidad, cuando buscan
informaciones para satisfacer sus necesidades de información, las bibliotecas digitales de la BCE no son
una prioridad, pues ellos prefieren acceder a Google. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|