http://repositorio.unb.br/handle/10482/32544
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_PollyanadosSantosSilvaCosta.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A formação da identidade cabo-verdiana na obra de Germano Almeida |
Autor : | Costa, Pollyana dos Santos Silva |
Orientador(es):: | Almarza, Sara |
Assunto:: | Almeida, Germano, 1945- crítica e interpretação Identidade cultural Literatura africana - Cabo Verde Literatura oral Memória cultural |
Fecha de publicación : | 27-ago-2018 |
Data de defesa:: | 27-abr-2018 |
Citación : | COSTA, Pollyana dos Santos Silva. A formação da identidade cabo-verdiana na obra de Germano Almeida. 2018. 182 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | Esta tese analisa a representação que o escritor Germano Almeida faz da identidade de Cabo Verde em seus textos. A partir da investigação sobre aspectos que marcaram a formação da nação, desde o período colonial até as lutas pela libertação, procuro identificar o discurso que concorreu para a construção do modo de ser cabo-verdiano. Nesse sentido, meu olhar se volta para as estratégias utilizadas pela elite letrada que assumiu o controle da nação após a independência, grupo do qual o escritor estudado faz parte. Como referenciais teóricos, foram fundamentais, neste trabalho, os estudos de Homi Bhabha sobre as estratégias de identificação cultural utilizadas na construção da nacionalidade. Tomei como suporte as considerações de Alberto Melucci, para quem o grupo em formação define sua identidade referindo-se a um mito totalizante. Também me baseei nas reflexões do sociólogo cabo-verdiano José Carlos Gomes dos Anjos sobre o papel de mediador cultural e político desempenhado pelos intelectuais do país na consolidação da identidade crioula. Para analisar as relações entre a memória e a identidade coletiva, me fundamentei nos estudos de Maurice Halbwachs e de Paul Ricoeur. As pesquisas de Carlo Ginzburg e Paul Zumthor alimentaram minhas reflexões sobre a influência das matrizes africanas e europeias na identidade cultural cabo-verdiana, representadas a partir da literatura oral de Germano Almeida. |
Abstract: | This thesis analyzes how writer Germano Almeida represents Cape Verde‟s identity in his works. From an investigation about aspects that had an impact in the formation of the nation, from the colonial period to the struggles for liberation, I try to identify the discourse that helped build the Cape Verdean lifestyle. Therefore, I pay special attention to the strategies used by the highly educated elite who took control of the nation after independence, group to which the studied writer belongs. As theoretical references, the studies by Homi Bhabha about the strategies of cultural identification used in building nationality were essential to this work. I used Alberto Melucci‟s thinking as support; for him, as a group forms, it defines its identity referring to a totalizing myth. I also based myself on the reflections by Cape Verdean sociologist José Carlos Gomes dos Anjos about the cultural and political mediator role played by the country‟s intellectuals in the consolidation of the creole identity. In order to analyze the relationship between memory and collective identity, I based myself on the studies by Maurice Halbwachs and Paul Ricoeur. Carlo Ginzburg and Paul Zumthor‟s research added to my reflections about the influence of African and European origins on the Cape Verdean cultural identity, represented from Germano Almeida‟s oral literature. |
Resumen: | La siguiente tesis, tiene como finalidad el análisis de la identidad de Cabo Verde, a partir de los textos bibliográficos presentados por el escritor Germano Almeida, incursionando en la investigación, sobre aspectos que marcaron la formación de la nación,- desde el período colonial hasta las luchas por la liberación- de esta manera busco identificar el discurso que dio origen a la construcción del modo de ser caboverdiano. En ese sentido, mi enfoque se orienta hacia las estrategias utilizadas por la élite con alto nivel de alfabetización, que asumió el control de la nación después de la independencia, grupo del cual el escritor estudiado era parte integrante. En la confección de este trabajo, fueron de vital importancia los referenciales teóricos, basados en los estudios de Homi Bhabha sobre las estrategias de identificación cultural utilizadas en la construcción de la nacionalidad. Tomé como base de apoyo las consideraciones de Alberto Melucci, para quien el grupo en formación define su identidad, refiriéndose a un mito totalizante. También me basé en las reflexiones del sociólogo caboverdiano José Carlos Gomes dos Anjos, sobre el papel de mediador cultural y político, desempeñado por los intelectuales del país en la consolidación de la identidad criolla. Para analizar las relaciones entre la memoria y la identidad colectiva, me fundamenté en los estudios de Maurice Halbwachs y de Paul Ricoeur. Las investigaciones de Carlo Ginzburg y Paul Zumthor profundizaron mis reflexiones sobre la influencia de las matrices africanas y europeas en la identidad cultural caboverdiana, representadas a partir de la literatura oral de Germano Almeida. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.