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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/32386
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Titre: Proposta de metodologia para avaliação de danos de pavimentos rígidos de ciclovia
Autre(s) titre(s): Proposed methodology for evaluating the degradation of rigid pavement in bike path
Auteur(s): Silva Júnior, Antonildo Campos da
Orientador(es):: Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto:: Ciclovias - Distrito Federal (Brasil)
Dano - estruturas
Pavimentos rígidos
Date de publication: 7-aoû-2018
Référence bibliographique: SILVA JÚNIOR, Antonildo Campos da. Proposta de metodologia para avaliação de danos de pavimentos rígidos de ciclovia. 2018. xv, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: Este estudo apresenta uma proposta de metodologia de avaliação de ciclovia para aplicação em pavimentos rígidos localizados em Brasília – DF. As amostras de estudo estão situadas em áreas urbanas localizadas na Asa Norte, Eixo Monumental/Esplanada dos Ministérios e Campus Darcy Ribeiro da UnB. O programa da pesquisa se desenvolveu contemplando o levantamento das áreas que continham pavimento rígido de ciclovia e análise documental dos projetos de execução dessas ciclovias; levantamento qualitativo e quantitativo das manifestações patológicas incidentes nas ciclovias selecionadas; escolha das áreas e criação das amostras para a consequente aplicação da metodologia. As áreas escolhidas foram identificadas como: Asa Norte L2; Eixo Monumental/Esplanada e UnB 3. A metodologia proposta abrange três diferentes etapas: mensuração da degradação; levantamento do fator de danos total; e obtenção o fator de danos de ciclovia – FDC, sendo esse o principal objetivo do trabalho, criar um fator que avalie a condição de danos das ciclovias. Após a aplicação da metodologia foi possível identificar as anomalias Fissura Transversal; Fissura Longitudinal; Fissura Diagonal; Fissura de Canto; Fissura por Retração Plástica; Quebra Localizada; Quebra de Canto; Esborcinamento; Manchas; Alçamento de Placas; Buracos; Desgaste Superficial; Placa Dividida, como também avaliar os danos das ciclovias estudadas, tendo como resposta que as amostras do grupo com 5 anos (E 5) foram as que apresentam maior danos, seguida pelas amostras do grupo de 3 anos (A. N. L2) e 6 anos (UnB3), e que as patologias identificadas estão ligadas à erros de projeto, execução e mau uso. Ao fim foi feita uma análise estatística dos dados dos diferentes grupos de área/idade, afirmando que são amostras significativamente diferentes, e dentro desses dados existem dois grupos distinto, grupo 1 amostras do grupo de 3 e 6 anos, e o grupo 2 amostras do grupo de 5 anos.
Abstract: This study presents a proposal of a methodology for evaluating a bike path for application in rigid pavements located in Brasília - DF. The study samples are located in urban areas located in the North Wing, Monumental Axis / Esplanade of Ministries and Campus Darcy Ribeiro of UnB. The research program was developed contemplating the survey of the areas that contained rigid pavement of cycleway and documental analysis of the projects of execution of these cycle lanes; qualitative and quantitative survey of the pathological manifestations incident on the selected bicycle paths; selection of areas and creation of samples for the consequent application of the methodology. The chosen areas were identified as: North Wing L2; Hub Monumental / Esplanade and UnB 3. The proposed methodology covers three different stages: measurement of degradation; total damage factor survey; and obtaining the cycle - damage factor - FDC, this being the main objective of the work, to create a factor that evaluates the damage condition of the bike paths. After the application of the methodology it was possible to identify the anomalies Fissura Transversal; Longitudinal Fissure; Diagonal Fissure; Corner Fissure; Plastic Retraction Fissure; Location Breakage; Corner Break; Spraying; Stains; Plate Load; Holes; Surface Wear; The results of the 5-year group (E 5) were the ones with the greatest damage, followed by the samples of the 3-year (L2 L2) and 6-year (L2) groups. UnB3), and that the pathologies identified are linked to design, execution and misuse errors. At the end, a statistical analysis of the data of the different area / age groups was made, stating that they are significantly different samples, and within these data there are two distinct groups, group 1 samples of the group of 3 and 6 years, and group 2 samples of the group of 5 years.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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