Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32240
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FábioHenriquedeSousaChagas.pdf24,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_FábioHenriquedeSousaChagas_PRODUTO.pdfProduto14,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Proposta de ensino de Física em espaço não formal : uma aula de mecânica no parque de diversões
Outros títulos: Proposal of teaching of Physics in non-formal space : a mechanics class in the amusement park
Autor(es): Chagas, Fábio Henrique de Sousa
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Aprendizagem significativa
Parques
Ensino de Física
Física - estudo e ensino
Data de publicação: 5-Jul-2018
Referência: CHAGAS, Fábio Henrique de Sousa. Proposta de ensino de física em espaço não formal: uma aula de mecânica no parque de diversões. 2018. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O tema deste trabalho versa sobre a aplicação da Física em um parque de diversão. As experimentações dos conteúdos passados em sala de aula foram essenciais à atividade proposta. A qual se realizou através da aprendizagem significativa e interação pessoal de cada discente. O produto idealizado foi uma revista, na qual os participantes do ensino responderam às perguntas relativas à matéria em questão. A revista ainda abordou vários conceitos, teorias e Leis da Física, como a exemplo a 1º Lei de Newton, energia cinética, dentre outras; sendo essencial para solucionar certas questões ali descritas. Outrossim, a pesquisa realizada após o evento demonstrou ser válido o uso de novos métodos didáticos que ensinem a Física de modo experimentado e participativo. Ademais, a revista representa uma excelente fonte de ensino da mecânica e do funcionamento dos brinquedos no parque de diversão, a qual poderá auxiliar futuros docentes na explicação desta matéria. Contribuindo em reforçar que a iniciativa de lecionar em espaço não formal é uma opção válida na construção do conhecimento.
Abstract: The theme of this work is about the application of Physics in a amusement park. Experiments of the contents passed in the classroom were essential to the proposed activity. This was accomplished through the meaningful learning and personal interaction of each student. The idealized product was a magazine, in which the participants of the education event answered questions related to the matter in question. The magazine also addressed several concepts, theories and Laws of Physics, such as Newton's 1st Law, kinetic energy, among others; being essential to solve certain issues described there. In addition, the research conducted after the event demonstrated the validity of using new didactic methods that teach physics in an experienced and participatory way. In addition, the magazine represents an excellent source of teaching the mechanics and operation of toys in the amusement park, which may help future teachers in explaining this matter. Contributing to reinforce that the initiative of teaching in non-formal space is a valid option in the construction of knowledge.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.