http://repositorio.unb.br/handle/10482/32052
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2018_RenataMunizPradoBasto.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Identificação e promoção do talento feminino : conhecendo trajetórias e despertando potenciais |
Authors: | Basto, Renata Muniz Prado |
Orientador(es):: | Fleith, Denise de Souza |
Assunto:: | Talento - desenvolvimento Mulheres Trajetória profissional Psicologia Intervenção |
Issue Date: | 5-Jun-2018 |
Data de defesa:: | 27-Feb-2018 |
Citation: | BASTO, Renata Muniz Prado. Identificação e promoção do talento feminino: conhecendo trajetórias e despertando potenciais. 2018. xvii, 176 f.,il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Abstract: | O conhecimento limitado acerca do processo de desenvolvimento do talento, especialmente em mulheres, tem se refletido no despreparo de profissionais e na escassez de serviços em prol do fortalecimento desse grupo. Este trabalho buscou avançar nessadireção por meio da realização de dois estudos. O primeiro, de natureza qualitativa e baseado na Teoria Fundamentada nos Dados, teve como objetivo investigar a trajetóriade mulheres talentosas e eminentes de acordo com o Mega-Modelo de Desenvolvimento de Talentos concebido por Subotnik, Olszewski-Kubilius e Worrell (2011), e analisar a relação existente entre as dimensões individuais, contextuais e interpessoais no seu percurso profissional. Foram realizadas entrevistas (duas face a face, uma a distância e duas por correio eletrônico) com as cinco participantes do estudo. Independente da área em que atuam e de diferenças encontradas em relação à idade, formação educacional e estrutura familiar, alguns fatores, como resistência a estereótipos de gênero, trabalho como fonte de transformação social, presença de mentores,otimismo e resiliência, foram considerados decisivos para a expressão e desenvolvimento de seus potenciais. Esses fatores foram classificados como facilitadores e variáveis de proteção frente às adversidades encontradas. O segundo estudo desta pesquisa, constituiu na elaboração, implementação e avaliação de um programa online de desenvolvimento de talentos para mulheres brasileiras, por meio de uma pesquisa-intervenção. O estudo analisou a percepção das participantes acerca da influência do programa na identificação de suas potencialidades e dos aspectos internos e externosassociados ao desenvolvimento dessas potencialidades. O programa pareceu atender positivamente às expectativas das integrantes, o que contribuiu para o alto nível de satisfação informado ao final da intervenção. O autoconhecimento, a interação entre elas por meio do programa e o espaço para compartilhar experiências foram fatores considerados significativos em seus processos de florescimento de talentos. Esse resultado evidenciou a importância da rede social de apoio, mas também sugere que as interações por meio digital podem oferecer benefícios e constituem potencial recurso para o autoconhecimento e promoção do talento em alta escala. Este estudo buscou integrar teoria, pesquisa e prática, ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento do talento feminino, bem como oferecer subsídios para o planejamento de ações inovadoras com vistas à promoção de condições favoráveis à identificação e expressão de seus potenciais. Os resultados poderão ainda dar visibilidade à área do talento, superdotação e eminência como campo legítimo de pesquisa e prática em psicologia. |
Abstract: | The limited knowledge about the process of talent development, especially in women, has been reflected in the lack of preparation of professionals and in the lack of services that may favor the strengthening of this group. This investigation sought to advance in this direction through the accomplishment of two studies. The first, a qualitative Grounded Theory research, aimed to investigate the trajectory of talented and eminent women according to the Mega-Model of Talent Development conceived by Subotnik, Olszewski-Kubilius and Worrell (2011), and also aimed to analyze the relationship between individual, contextual and interpersonal dimensions in these women professional career. Interviews (two face-to-face, one remote and two by e-mail) were conducted with the five participants. Regardless of the area in which they work and the differences found in relation to age, educational background and family structure, some factors, such as resistance to gender stereotypes, work as a source of social transformation, presence of mentors, optimism and resilience were considered decisive for the expression and development of their potentials. These factors were classified as facilitatorand variables of protection against the adversities encountered. The second study,consisted in the design, implementation and evaluation of an online talent development program for Brazilian women through an intervention-research. The study analyzed the participants’ perception about the influence of the program in the identification of its potentialities and the internal and external aspects associated with talent development. The program seemed to positively meet the expectations of the members which contributed to the high level of satisfaction informed in the end. Selfknowledge, the interaction between the participants during the program and having a space to share experiences were factors considered significant in their talent development processes. This result evidenced the importance of the social support network, but also suggests that digital interactions can offer benefits and are a potential resource for self-knowledge and the promotion of talent on a broad scale. This research sought to integrate theory, research and practice and to broaden the understanding of the process of female talent development, as well as offer subsidies to innovative projects and actions that offer conditions to identify and express their potential. The results will also give visibility to the area of talent, giftedness and eminence as a legitimate field of research and practice in psychology. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde |
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