http://repositorio.unb.br/handle/10482/32008
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_FernandoVieiraBarbosa.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O cubo mágico de Rubik : teoria, prática e arte |
Autor : | Barbosa, Fernando Vieira |
Orientador(es):: | Zapata, Theo Allan Darn |
Assunto:: | Cubo de Rubik Mosaicos Teoria de grupos Ensino médio |
Fecha de publicación : | 30-may-2018 |
Data de defesa:: | 23-feb-2018 |
Citación : | BARBOSA, Fernando Vieira. O cubo mágico de Rubik: teoria, prática e arte. 2018. 62 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | Este trabalho constitui-se de uma proposta de ensino utilizando o cubo mágico de Rubik. Inicialmente relata-se a história do “brinquedo” para que o leitor perceba que irá trabalhar com um instrumento clássico que será conhecido por anos e anos e não um recurso que se tornará obsoleto. Seguido de manuais que apresentam o cubo mágico ao leitor e o ensina a desembaralhar suas peças de uma forma simples e acessível. Já no contexto acadêmico, voltado para o ensino superior, foi elaborado um capítulo que mostra uma possibilidade de materializar o tão abstrato conteúdo de teoria de grupos. Visando o ensino básico, apresento uma proposta de projeto, que foi realizada com alunos do ensino médio, a confecção de um mosaico utilizando 500 cubos mágicos. Uma proposta interdisciplinar que desperta o interesse, mesmo de estudantes com dificuldade em matemática. Por fim, manuais de derivados do cubo – 4x4x4 e 5x5x5 - desta forma o docente pode dar continuidade ao projeto com cubos maiores. |
Abstract: | This work consists of a teaching proposal using the magic cube of Rubik. Initially telling the story of the "toy" so the reader can realize that he is going to work with a classic instrument that will be known throughout years and not only a resource that is becoming obsolete. Followed by manuals that introduce the magic cube to the reader and teach to unscramble its pieces in a simple and accessible way. Moreover, in the academic context, focused on higher education, has been created a chapter that shows a possibility to materialize such an abstract content from the theory of groups. Aiming at basic education, I present a project proposal, which was carried out with high school students, developing a mosaic using 500 magic cubes. An interdisciplinary proposal that arouses interest, even of students with difficulty in mathematics. Finally, derivatives manuals of the cube - 4x4x4 and 5x5x5 – in this way the teacher can follow through this project with larger cubes. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.