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Título: A emergência da política de fomento interdisciplinar em ciências sociais na América Latina : as experiências do Brasil (CNPq/CAPES) e do México (CONACYT)
Autor(es): Paiva, Arquimedes Belo
Orientador(es): Negri, Camilo
Assunto: Ciências sociais
América Latina
Interdisciplinaridade
Agências de fomento
Data de publicação: 8-Mai-2018
Referência: PAIVA, Arquimedes Belo. A emergência da política de fomento interdisciplinar em ciências sociais na América Latina: as experiências do Brasil (CNPq/CAPES) e do México (CONACYT). 2018. 277 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta tese observa a gênese do fomento de caráter interdisciplinar às ciências sociais, no ensino e na pesquisa, praticado pelas agências de fomento científico, tecnológico e inovador na América Latina. Para tanto, avalia os principais instrumentos de fomento científico das maiores agências do continente latinoamericano nos dos dois principais países no panorama da ciência, tecnologia e inovação na região, a saber, Brasil (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES) e México (Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología - CONACYT). A partir da análise comparada dos principais elementos constituintes do fomento interdisciplinar em ciências sociais nestas agências observou-se a interdisciplinaridade como um amplo campo de práticas e possibilidades nas instituições pesquisadas, além de apontar a ausência de coordenação inter-agências (CNPq e CAPES) e intra-agência (CONACYT) no tocante ao desenho do fomento interdisciplinar em pesquisa básica, pesquisa aplicada e na formação de recursos humanos. Apesar da forte e contínua presença dos marcos disciplinares nas agências de fomento ressalta-se o significativo avanço das perspectivas interdisciplinares que apontam para um novo panorama no desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil e no México. Por fim, aponta-se que a contínua interação entre ciência e sociedade promovida pelas leituras interdisciplinares em Ciências Sociais nas agências em comento contribuem fortemente para o avanço e o aprofundamento das opções democráticas no continente latinoamericano.
Abstract: This thesis observes the genesis of interdisciplinary foment to the social sciences practiced by innovative, scientifical and technological development agencies in Latin America. For this purpose it scrutinizes the main instruments of scientific development from the biggest agencies in the latin american continent in the two most relevant countries concerning Science, Technology and Innovation in the region, namely Brazil (National Council for Scientific and Technological Development – CNPq and Coordination for the Improvement of High Education Personnel – CAPES) and Mexico (National Council of Science and Technology – CONACYT). From comparative analysis of the main constitutive elements of interdisciplinary development in social sciences on these agencies, interdisciplinarity was observed as a wide field of practices and possibilities in the researched institutions, aside from pointing the absence of interagencies coordination (CNPq and CAPES) and intra-agency (CONACYT) regarding the designing of interdisciplinary development from basic and applied research and training of human resources. Regardless of the strong and continuous presence of the disciplinary breakthroughs in the development agencies, it is important to understand the significant advance of the interdisciplinary perspectives that point to a new panorama in the scientific development of the social sciences in Brazil and Mexico. Lastly, it is pointed that the continuos interaction between science and society promoted by the interdisciplinary readings in Social Sciences in the mentioned agencies, strongly contribute to the advance an deepening of democratic options in the latin american continent.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.01.T.31919
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