http://repositorio.unb.br/handle/10482/3152
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2007_CarolineEsterMarcon.PDF | 449,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Competências gerenciais e suas contribuições no processo de aprendizagem organizacional : um estudo empírico em empresa do setor de telecomunicações brasileiro |
Autor : | Marcon, Caroline Ester |
Orientador(es):: | Abbad, Gardênia da Silva |
Assunto:: | Aprendizagem organizacional Administração - gerência Eficiência organizacional Desenvolvimento organizacional |
Fecha de publicación : | 12-ene-2010 |
Data de defesa:: | 2007 |
Citación : | MARCON, Caroline Ester. Competências gerenciais e suas contribuições no processo de aprendizagem organizacional: um estudo empírico em empresa do setor de telecomunicações brasileiro. 2007. 106 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Social e trabalho)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | Este estudo investiga como o desenvolvimento de competências gerenciais pode contribuir com o processo de aprendizagem organizacional. Os objetivos específicos compreendem: (1) descrever como ocorre o processo de desenvolvimento de competências gerenciais; (2) identificar os indicadores de transferência de aprendizagem do indivíduo para o grupo e (3) identificar possíveis indicadores de aprendizagem organizacional. O referencial teórico está baseado nas principais mudanças no paradigma de gestão de pessoas e aborda os conceitos de competências organizacionais, individuais e coletivas, as noções de complexidade e espaço ocupacional, os conceitos de aprendizagem individual e organizacional e o processo de desenvolvimento de competências gerenciais. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma empresa de grande porte do setor de telecomunicações brasileiro. A coleta de dados foi realizada por meio de quinze entrevistas individuais semi-estruturadas. Os resultados foram discutidos com base na técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados mais representativos da pesquisa, destacam-se: (1) o desenvolvimento de competências gerenciais impulsionado pela necessidade de assumir uma nova postura perante o trabalho, em função dos desafios profissionais vivenciados; (2) as competências mais freqüentemente citadas pelos participantes, consideradas fundamentais no processo de desenvolvimento gerencial foram: liderança, comunicação, delegação, desenvoltura tecnológica e negociação; (3) ao contrário das proposições encontradas em parte da literatura estudada, a pesquisa revelou que os métodos tradicionais de aprendizagem, tais como treinamentos técnicos e programas estruturados de desenvolvimento gerencial compõem as fontes de aprendizagem mais utilizadas pelo grupo de entrevistados para o desenvolvimento de competências gerenciais; (4) a transferência de aprendizagem do indivíduo para o grupo esteve fortemente associada à prática de conversas, por meio das quais ocorre o compartilhamento do conhecimento individual tácito; (5) na organização pesquisada, os possíveis indicadores de aprendizagem/mudança organizacional estiveram relacionados à melhoria de processos, redução de custos, mudança nas práticas de gestão e mudança de estratégia organizacional. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigates how the development of managerial competences can contribute with the process of organizational learning. The specific objectives are: (1) to describe how the process of development of managerial competences occurs; (2) to identify the mechanisms of transference of learning from the individual to the group and (3) to identify possible indicators of organizational learning. The theoretical framework is based on the main changes in the paradigm of the human resources management and approaches the concepts of organizational, individual and collective competences, the slight knowledge of complexity and occupational space, the concepts of individual and organizational learning and the process of development of managerial competences. One is about a case study carried through in a large company of the Brazilian telecommunications sector. The collection of data was carried through by means of fifteen half-structuralized individual interviews. The results had been argued on the basis of the technique of content analysis. Among the most representative results of the research, are distinguished: (1) the development of managerial competences stimulated by the necessity to assume a new position at work, in function of the lived deeply professional challenges; (2) the competences more frequently cited by the participants, considered fundamental in the process of managerial development had been: leadership, communication, delegation, technological nimbleness and negotiation; (3) in contrast of the proposals found in part of studied literature, the research disclosed that the traditional methods of learning, such as technical training and structuralized programs of managerial development compose the sources of learning more used by the group of interviewed for the development of managerial competences; (4) the transference of learning from the individual to the group was strongly associated with the practical of colloquies, by means of which the sharing of the tacit individual knowledge occurs; (5) in the searched organization, the possible indicators of learning/organizational change had been related to the improvement of processes, reduction of costs, change in managerial practices and the change of organizational strategy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2007. |
metadata.dc.description2: | Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE), da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção de grau de Mestre em Gestão Social e Trabalho. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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