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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/31127
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Titre: Ensaios e avaliação da direção de iniciação de trinca sob condições de fretting
Auteur(s): Almeida, Gabriel Magalhães Juvenal
Orientador(es):: Araújo, José Alexander
Assunto:: Fadiga por fretting
Fadiga multiaxial
Trincas (Engenharia)
Référence bibliographique: ALMEIDA, Gabriel Magalhães Juvenal. Ensaios e avaliação da direção de iniciação de trinca sob condições de fretting. 2017. xv, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Résumé: O fenômeno de fadiga por fretting causa enormes prejuízos, principalmente para os setores elétrico e aeronáutico, ao danificar e reduzir a vida útil dos componentes que presenciam este tipo de fadiga, e ainda hoje, muitos dos efeitos causados pelo problema de fadiga por fretting continuam desconhecidos. Este trabalho tem como propósitos principais a validação de metodologias utilizadas para prever a direção de iniciação de trincas no caso de fretting, além de analisar a influência de parâmetros experimentais sobre a direção de propagação destas trincas. Para alcançar tal fim, dados disponíveis na literatura conjuntamente com testes conduzidos pelo autor foram utilizados para comparar os resultados numéricos obtidos combinando as metodologias propostas e critérios multiaxiais (Fatemi-Socie, Smith-Watson-Topper e Modified Curve Wöhler Method) com as direções experimentais de propagação das trincas. Os resultados apontaram que dentre os critérios em estudo, o de SWT se mostrou superior ao atingir os melhores resultados e que a utilização do Método da Distância Crítica trouxe melhora no desempenho desses critérios, inclusive na captura dos efeitos observados pela variação dos parâmetros analisados.
Abstract: The fretting fatigue phenomenon causes huge losses, mainly to energy and aviation industries, by reducing the life of many components which experience this kind of fatigue and currently, many of the effects caused by the problem of fretting fatigue remain unknown. The main goals of this dissertation are the validation of methodologies used for prediction of crack path propagation on fretting fatigue cases and the analysis of the influence of experimental parameters on the direction of these cracks. To achieve these goals, data available in literature and experimental tests conducted by the author were used to compare the numerical results obtained using different methods and multiaxial criteria (Fatemi-Socie, Smith-Watson-Topper and Modified Wöhler Curve Method) with the experimental results. The results indicate that among the multiaxial criteria in analysis, the SWT has proved itself to be better than the others and the utilization of the Method of Critical Distance has improved the performance of these criteria, as well as the capture of the effects caused by variation of the experimental parameters in study.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Eletronorte.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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