http://repositorio.unb.br/handle/10482/31113
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_FrancileidePinheiroAzevedo.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Estudo sobre as representações sociais do “inimigo” na polícia militar do Distrito Federal |
Autor : | Azevedo, Francileide Pinheiro |
Orientador(es):: | Porto, Maria Stela Grossi |
Assunto:: | Segurança pública Polícia militar - Distrito Federal (Brasil) Representações sociais |
Data de defesa:: | 30-ago-2017 |
Citación : | AZEVEDO, Francileide Pinheiro. Estudo sobre as representações sociais do “inimigo” na polícia militar do Distrito Federal. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumen : | O presente trabalho é um estudo cujo objeto recai sobre as representações sociais do “inimigo” presentes na cultura da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A pesquisa está metodologicamente ancorada na Teoria das Representações Sociais, bem como utiliza os depoimentos de onze entrevistas individuas em profundidade e quatro grupos focais dos quais foi possível extrair um número significativo de representações que nos permitiu inferir a existência do “inimigo” no dia a dia do policial militar do Distrito Federal. O caráter militar das nossas polícias ostensivas permite que estas sejam orientadas por valores que são próprios de soldados em um campo de batalha. Nesse sentindo, o combate ao inimigo e, por conseguinte, a guerra contra o crime, formam discursos que estão cada vez mais presentes no âmbito da segurança pública e que acabam por revelar dimensões importantes da identidade do policial militar. O uso destas metáforas engendra crenças, valores e opiniões que orientam as decisões rotineiras e legitimam as práticas cotidianas destes atores, além de trazer à tona um léxico que é próprio da PM e no qual pode ser observado a intersecção entre o campo policial e o campo militar. Nessa esteira, o direito penal do inimigo se apresenta como uma proposta normativa que contribui para a construção desse imaginário e a consequente criminalização do mundo social. A ênfase dada ao combate ao crime desenvolve no policial um sentimento de missão a ser cumprida e, ao mesmo tempo, suscita a sensação de que seu trabalho é sujo. Esses matizes inerentes ao trabalho policial, nos orientam na empreitada de entender e descrever as representações a partir das quais os policiais deixam transparecer quem são os seus alvos principais, quem são os elementos suspeitos que os motivam a dar sentido a seu labor. Desse modo, as representações, que julgamos mais relevantes, foram capturadas dos discursos policiais e formam um mosaico de ideias que conferem sentido à cultura policial, cada vez mais disseminada, de combate ao “inimigo”. Assim espera-se ter contribuído, em alguma medida, para fazer avançar na compreensão das formas de agir e de atuar da polícia militar do DF. |
Abstract: | The given essay is a study whose object falls on the social representantions of the "enemy" present in the culture of the Brazilian Federal District’s Military Police (PMDF). The research is methodologically anchored in Theory of Social Representations, as well as using the testimonies and quotations of eleven in-depth individual interview and four focal groups from which it was possible to extract a significant number of portrayals that allowed to infer the existence of a day by day "enemy" in the Military Police officer of the Federal District. The military character of our acting law-enforcement allow itself to be guided by values that are proper to soldiers on the battlefield. In this sense, the fight against the hidden enemy, and consequently, the war against crime, forms speeches that are increasingly present in the scope of public safety and that they reveal important dimensions of the identity of the military police officer. The use of these metaphors engenders beliefs, values and opinions that guide routine decisions and legitimize daily practices of these operatives, in addition to bringing up a lexicon that belongs to the Military Police and in which the intersection between the law-enforcement field and the military field can be observed. In this wake, the criminal law of this “enemy” presents itself as a normative proposal that contributes to the construction of the imaginary and consequent criminalization of the social world. The emphasis on fighting crime develops inside the mind the police officer a sense of mission to be fulfilled and, at the same time, gives rise to the feeling that his work is a dirty and dishonorable one. Those nuances inherent in police work lead us in the task of understanding and describing the representations from which the police reveal who is their main target, who are the suspicious elements that motivate them to give sense to their work. In this way, the portrayals which are deemed most relevant, have been captured from the police speeches and thus create a mosaic of ideas that give meaning to the increasingly widespread law-enforcer culture of fighting the "enemy". In this way, it’s expected to contribute in some extent to advance the understanding of the ways of acting of the Military Police in the Federal Distritic. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.