Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3076
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2007_JoaoMarcelodeOliveiraMacena.pdf3,18 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: "Isso é coisa de vocês" : os índios Canela e a escola
Auteur(s): Macena, João Marcelo de Oliveira
Orientador(es):: Baines, Stephen Grant
Assunto:: Educação e Estado
Educação indígena
Índios da América do Sul - Brasil - Maranhão
Date de publication: 9-jan-2010
Référence bibliographique: MACENA, João Marcelo de Oliveira. "Isso é coisa de vocês" : os índios Canela e a escola. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: Nessa dissertação analiso as relações entre o Estado e os indígenas, através dos espaços de contato que surgem durante o processo de escolarização nas aldeias. Para tanto, busco descrever a história da construção dessas políticas no Brasil até chegar à forma que se apresentam atualmente. E, de forma mais localizada, como a gestão de tais políticas e as mesmas são apreendidas pelos indígenas, no Maranhão. Tento mostrar as implicações da inserção da escola entre os povos indígenas através do surgimento de espaços de negociação onde, por um lado, o Estado tenta conduzir as políticas de educação sem abdicar por completo de sua soberania, e do outro, os indígenas tentam apropriar-se das escolas de maneira condizente com as suas realidades sócio-culturais. Procuro me aproximar da realidade escolar indígena atual, mais precisamente, no estado do Maranhão, tendo como recorte etnográfico os índios Canela. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this dissertation I analyse the relations between the State and the Canela Indians, through the spaces of contact that emerge during the achooling process in the villages. I aim to describe the history of building these policies in Brazil up to the way they appear nowadays. And, locally, how the management of these policies and the policies themselves are aprehended by the Indians in Maranhão State. I show the implications of implanting schools among indigenous peoples thorough the emergence of spaces of negotiation where, on the one hand, the State tries to direct education policies without abdcating completely its sovereignty and, on the other hand, the indigenous people try try to appropriate the schools in a way which suits their socio-cultural realities. I aim to focalize the indigenous school reality nowadays, more precisely in Maranhão state, taking as an ethnographic example the Canela Indians.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2007.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/3076/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.