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Title: Publicidade de alimentos para crianças e adolescentes : desvelar da perspectiva ética no discurso da autorregulamentação
Other Titles: Food marketing targeting children : unveiling the ethical perspectives in the discourse on self-regulation
Publicidad de alimentos para niños y adolescentes : revelando la perspectiva ética en el discurso de la autorregulación
Authors: Silva, Dillian Adelaine Cesar da
Cunha, Antonio Carlos Rodrigues da
Cunha, Thiago Rocha da
Rosaneli, Caroline Filla
Assunto:: Publicidade - alimentos
Crianças
Discurso
Vulnerabilidade
Ética
Issue Date: Jul-2017
Publisher: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Citation: SILVA, Dillian Adelaine Cesar da et al. Publicidade de alimentos para crianças e adolescentes: desvelar da perspectiva ética no discurso da autorregulamentação. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 7, p. 2187-2196, jul. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702187&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.03222017. __________________________________________________________________________________________________________________________________
SILVA, Dillian Adelaine Cesar da et al. Food marketing targeting children: unveiling the ethical perspectives in the discourse on self-regulation. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 7, p. 2187-2196, jul. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702187&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.03222017. __________________________________________________________________________________________________________________________________
SILVA, Dillian Adelaine Cesar da et al. Publicidad de alimentos para niños y adolescentes: revelando la perspectiva ética en el discurso de la autorregulación. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 7, p. 2187-2196, jul. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702187&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.03222017.
Abstract: Um dos públicos de maior interesse para a publicidade de alimentos é o infantil. A regulação da publicidade de alimentos tem papel estratégico na proteção à saúde. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a perspectiva ética presente no discurso contrário à regulação pelo Estado, com fins de compreender o contexto de produção e o modo como o discurso gera sentidos. A metodologia adotada foi qualitativa, com análise documental e utilização de conceitos e procedimentos da Análise de Discurso. As lentes que pautaram a análise e a discussão foram o pensamento de Hans Jonas e seu Princípio Responsabilidade e, de Garrafa e Porto, a Bioética de Intervenção. A análise do discurso da autorregulamentação caracterizou uma perspectiva ética em que predominam relações de consumo sobre a vulnerabilidade de crianças e adolescentes. É constante o excesso de retórica e recursos de naturalização, inverossimilidade, dissimulação ideológica e eufemização. Estão presentes o apagamento de conflitos sociais e a desvalorização de perspectivas históricas. O discurso não se alinha ao princípio responsabilidade de Jonas nem aos princípios da bioética de intervenção. A argumentação apresenta duplo paradoxo, pois a origem empresarial apaga sua raiz competitiva e se metamorfoseia em discurso ético.
Abstract: When it comes to food marketing, children are one of the major targets. Regulatory actions can play a strategic role in health protection. The objective of this research was to characterize the ethical perspective in the discourse against state regulatory actions on food marketing directed at children, aiming to understand the context of the discourse’s production and how it creates meaning. The methodology adopted was qualitative, with documentary analysis and use of concepts and procedures from Discourse Analysis. The work of Hans Jonas, specifically his Responsibility Principle, and Garrafa and Port’s Intervention Bioethics oriented the analysis. The self-regulation discourse analysis showed an ethical perspective in which relations of consumption predominate over the children´s vulnerability. The rhetorical excess is constant, as well as the use of resources like naturalization, untruthfulness, ideological dissimulation and euphemism. An erasure of social conflicts takes place, and an ahistorical perspective is present. The discourse does not align with Jonas´ Responsibility Principle, nor those of Intervention Bioethics. Lastly, the ethical perspective of the discourse represents a double paradox, because it is a business discourse that hides its competitive roots and metamorphoses into an ethical one.
Resumen: Uno de los públicos de mayor interés para la publicidad de alimentos es el infantil. La regulación de la publicidad de alimentos tiene un papel estratégico en la protección de la salud. El objetivo de esta investigación fue caracterizar la perspectiva ética presente en el discurso contrario a la regulación por el Estado, con el fin de comprender el contexto de producción y el modo como el discurso genera sentidos. La metodología adoptada fue la cualitativa, con análisis documental y utilización de conceptos y procedimientos del Análisis de Discurso. Las lentes que pautaron el análisis y discusión fueron el pensamiento de Hans Jonas y su Principio de Responsabilidad y la Bioética de Intervención, de Garrafa y Porto. El análisis del discurso de la autorregulación caracterizó una perspectiva ética en la que predominan relaciones de consumo sobre la vulnerabilidad de niños y adolescentes. Es constante el exceso de retórica y recursos de naturalización, inverosimilitud, disimulación ideológica y eufemismos. Están presentes la supresión de conflictos sociales y la devaluación de perspectivas históricas. El discurso no se alinea al principio de responsabilidad de Jonás ni a los principios de la bioética de intervención. La perspectiva ética del discurso representa una doble paradoja, por el origen empresarial, pero que apaga su raíz competitiva y se metamorfosea en discurso ético.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença:: Ciência & Saúde Coletiva - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702187&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.03222017
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