Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30732
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_ConsideracoesDinamicas Educacionais.pdf232,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Considerações sobre dinâmicas educacionais em tempos de transnacionalização chinesa
Otros títulos : Considerations on educational dynamics in times of Chinese transnationalization
Autor : Moura, Cristina Patriota de
Assunto:: China
Mobilidade estudantil
Trajetórias educacionais
Transnacionalização
Fecha de publicación : dic-2017
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS
Citación : MOURA, Cristina Patriota de. Considerações sobre dinâmicas educacionais em tempos de transnacionalização chinesa. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, n. 49, p. 89-121, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832017000300089&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000300004.
Resumen : A partir de entrevistas realizadas com estudantes internacionais na Universidade da Califórnia em Davis, o artigo dialoga com a multiplicidade de possíveis transnacionalidades chinesas. Em primeiro lugar são narradas as trajetórias de três estudantes que partem de diferentes localidades da República Popular da China, passando pela capital Beijing, até chegarem à costa oeste dos Estados Unidos. O objetivo é chamar a atenção para a importância das trajetórias educacionais na configuração de possíveis transnacionalizações em um contexto em que a China está cada vez mais presente como dinamizadora de configurações sociais, políticas e econômicas globais.
Abstract: Based on interviews conducted with international students at the University of California Davis, the article converses with multiple possibilities of Chinese transnationalities. First, it narrates the trajectories of three students who come from different localities in the People’s Republic of China, go through the capital Beijing, and arrive at the West Coast of the United States. The aim is to point at the importance of educational trajectories in the configuration of possible transnationalizations in a context where China is increasingly present as a propelling force in shaping global configurations on social, political and economic levels.
Licença:: Horizontes Antropológicos - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832017000300089&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000300004
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30732/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.