http://repositorio.unb.br/handle/10482/30359
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_PercepcoesGrupoLicenciandos.pdf | 419,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática |
Other Titles: | Preservice science teachers' perceptions of scientific observation and observation record developed by a teaching unit |
Authors: | Carmo, Karlla Vieira do Ferreira, Louise Brandes Moura Araujo, Carla Medeiros y |
Assunto:: | Ensino superior Biologia - estudo e ensino Investigação científica Observação (Método educacional) |
Issue Date: | Oct-2016 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
Citation: | CARMO, Karlla Vieira do; FERREIRA, Louise Brandes Moura; ARAUJO, Carla Medeiros y. Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 22, n. 4, p. 935-950, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007. |
Abstract: | A observação e o registro científicos são habilidades e procedimentos centrais para compreender a Ciência. Entretanto, há carência de materiais para seu ensino no currículo de licenciandos em Ciências Biológicas no Brasil. Esta pesquisa descreve as percepções de um grupo de graduandos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a observação e o registro científicos ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática. Dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, fotografias, artefatos da produção discente, áudio e videotapes de atividades em sala de aula. Constatou-se o refinamento das percepções dos estudantes acerca dessas habilidades, caracterizando-as como subjetivas, detalhadas, influenciadas pelos conhecimentos prévios e técnicos do observador assim como por instrumentos. Essas características vão ao encontro dos trabalhos de epistemólogos que definem as observações e os registros como dependentes da formação teórica e prática do cientista que interpreta os fenômenos com base em teorias vigentes. |
Abstract: | Scientific observation and observation records are central science process skills to the understanding in science. Nevertheless, there is a lack of curriculum materials developed to teach these skills to science teachers in training at the undergraduate level in Brazil. This study reports the perceptions of a group of preservice biology teachers regarding the scientific processes of observation and observational recording during a teaching unit. The study's authors collected qualitative data through semi-structured student interviews, questionnaires, photographs, assignments, and videotaping/audiotaping of class activities. The study's findings show that students refined their perceptions of observation and recording processes during the teaching unit, labeling them as subjective, detailed, influenced by the observer's previous knowledge, and by instruments. These characteristics corroborate an epistemological perspective in that observation and observational records are defined as dependent on the theoretical background and practical training of a scientist who also interprets phenomena according to a historically situated theory. |
Licença:: | Ciência & Educação (Bauru) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.