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Title: Support for learning in the perspective of patient safety in primary health care
Other Titles: Suporte para aprendizagem na perspectiva da segurança do paciente na atenção primária em saúde
Soporte para aprendizaje en la perspectiva de la seguridad del paciente en la atención primaria de la salud
Authors: Paranaguá, Thatianny Tanferri de Brito
Bezerra, Ana Lúcia Queiroz
Tobias, Gabriela Camargo
Ciosak, Suely Itsuko
Assunto:: Pacientes
Gestão do conhecimento
Atenção primária à saúde
Issue Date: 2016
Publisher: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
Citation: PARANAGUÁ, Thatianny Tanferri de Brito et al. Support for learning in the perspective of patient safety in primary health care. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2771, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100390&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Aug 18, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0784.2771. _______________________________________________________________________________________________________________________________
PARANAGUÁ, Thatianny Tanferri de Brito et al. Suporte para aprendizagem na perspectiva da segurança do paciente na atenção primária em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2771, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100390&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Aug 18, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0784.2771. _______________________________________________________________________________________________________________________________
PARANAGUÁ, Thatianny Tanferri de Brito et al. Soporte para aprendizaje en la perspectiva de la seguridad del paciente en la atención primaria de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2771, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100390&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 mar. 2018. Epub Aug 18, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0784.2771.
Abstract: Objetivo: analisar o suporte para a aprendizagem, na perspectiva da segurança do paciente, oferecido no ambiente de trabalho, segundo os profissionais de saúde atuantes na atenção primária. Método: estudo transversal, conduzido com 86 profissionais de saúde atuantes na atenção primária. Utilizou-se instrumento validado, aplicado via web. Foi realizada análise estatística descritiva com apresentação de mediana, média, desvio padrão e coeficiente de variação. Resultados: foram evidenciados pontos favoráveis de suporte à aprendizagem, como respeito mútuo, autonomia para organizar o trabalho e a valorização de novas ideias, que obtiveram médias acima de 7,0. As variáveis que dificultam o processo de aprendizagem no ambiente de trabalho, percebidas pelos profissionais, foram a resistência às mudanças e o excesso de serviço que impede a reflexão sobre como melhorar o trabalho, com média acima de 6,0. Conclusão: o estudo evidencia indicadores relacionados ao processo de desenvolvimento de pessoal na área da saúde e aponta a influência do suporte à aprendizagem para a melhoria dos processos de trabalho e da segurança do paciente. É necessário que seja estabelecida uma cultura de avaliação sistemática das intervenções educativas em saúde, objetivando diagnosticar ações mais incisivas para a mudança de atitude dos profissionais de saúde e, portanto, da prática clínica.
Abstract: Objective: to analyze the support for learning, in the perspective of patient safety, offered in the work environment, according to health professionals working in primary care. Method: a transversal study, held with 86 health professionals working in primary care. A validated instrument was used, applied via the Internet. Descriptive statistical analysis was undertaken with a presentation of median, mean, standard deviation and coefficient of variation. Results: points which are favorable to supporting learning were evidenced, such as mutual respect, autonomy for organizing the work and valorization of new ideas, which obtained means above 7.0. The variables which hinder the process of learning in the work environment, perceived by the professionals, were: resistance to changes, and excess of work impeding reflection on how to improve the work, with means above 6.0. Conclusion: the study found evidence of indicators related to the process of staff development in the area of health and indicates the influence of support for learning for the improvement of the work processes and of patient safety. It is necessary that a culture involving the systematic assessment of educational interventions in health should be established, the aim being to diagnose actions which are more incisive for changing health professionals' attitude and, therefore, clinical practice.
Resumen: Objetivo: analizar el soporte para el aprendizaje, en la perspectiva de la seguridad del paciente, ofrecido en el ambiente de trabajo, según los profesionales de la salud actuantes en la atención primaria. Método: estudio transversal, realizado con 86 profesionales de la salud actuantes en la atención primaria. Se utilizó un instrumento validado, aplicado vía web. Fue realizado un análisis estadístico descriptivo con presentación de mediana, promedio, desviación estándar y coeficiente de variación. Resultados: fueron evidenciados puntajes favorables de soporte al aprendizaje, como: respeto mutuo, autonomía para organizar el trabajo y la valorización de nuevas ideas, los que obtuvieron promedios arriba de 7,0. Las variables que dificultan el proceso de aprendizaje en el ambiente de trabajo, percibidas por los profesionales, fueron la resistencia a los cambios y el exceso de servicio que impide la reflexión sobre cómo mejorar el trabajo, con promedio arriba de 6,0. Conclusión: el estudio evidencia indicadores relacionados al proceso de desarrollo de personal en el área de la salud y apunta la influencia del soporte al aprendizaje para la mejoría de los procesos de trabajo y de la seguridad del paciente. Es necesario que sea establecida una cultura de evaluación sistemática de las intervenciones educativas en salud, objetivando diagnosticar acciones más incisivas para la cambio de actitud de los profesionales de la salud y, por tanto, de la práctica clínica.
Licença:: Revista Latino-Americana de Enfermagem - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100390&lng=en&nrm=iso&tlng=en&ORIGINALLANG=en. Acesso em: 1 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0784.2771
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