Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AprendizagemRudimentosLeitura.pdf957,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_LearningRudimentsMusic.pdf760,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
Otros títulos : Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations
Autor : Hanna, Elenice Seixas
Huber, Erick Rôso
Natalino, Paula Carvalho
Assunto:: Relações condicionais
Música - aspectos psicológicos
Leitura recombinativa
Ensino
Estudantes universitários
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citación : HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25.
Resumen : O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.
Abstract: This study investigated the effects of cumulative training of conditional relations on learning rudiments of musical reading. The stimuli were sequences of notes in three modalities: sound (A); treble clef pentagram (B); and picture of keyboard (C). Five undergraduates were exposed to the Noncumulative Condition, which consisted of training AB and BC and testing, using different stimuli in each experimental phase. For the other five participants of Cumulative Condition, stimuli trained in Phase 1 were revised in the training of Phase 2. The Cumulative Condition showed maintenance of a larger number of AB relations, higher performances in tests of equivalence stimulus classes and higher scores of recombinative reading than Noncumulative Condition.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30130/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.