Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_AplicacaoMetodoParaconsistente.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open
Title: Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
Authors: Rodrigues, Sandro Gomes
Shimoishi, José Matsuo
Assunto:: Tecnologia
Transporte público
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
Citation: RODRIGUES, Sandro Gomes; SHIMOISHI, José Matsuo. Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 9, n. 3, p. 20-24, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Abstract: This paper aims to propose a methodology for selection of the various public transport alternatives, based on the application of paconsistente logic in decision-making processes in transport planning area. Was used the method of paraconsistent Decision (MPD) as a support tool in the selection for the South Axis of the Federal District (DF), in which experts from the transport area evaluated the criteria for each mode, and the interpretation of reviews at the evaluation of baricentres the Unit Square Cartesian Plane (QUPC). With the application of MPD in the selection of transport technologies it was found that all transmission technologies belong to region tending to paracompleto almost true, and as non-conclusive analysis. However, when comparing the technologies, there is the one with greater certainty is the Light Rail Transit (LRT).
metadata.dc.description.unidade: Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU)
Licença:: Journal of Transport Literature - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29970/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.