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Título: | Precisão e complexidade gramatical na entrevista de proficiência oral em língua estrangeira |
Outros títulos: | Accuracy and grammatical complexity in a foreign language oral proficiency interview |
Autor(es): | Almeida, Vanessa Borges de |
Assunto: | Avaliação Língua inglesa Precisão Complexidade |
Data de publicação: | Jul-2015 |
Editora: | Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
Referência: | ALMEIDA, Vanessa Borges de. Precisão e complexidade gramatical na entrevista de proficiência oral em língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 657-680, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982015000300657&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820156294. |
Resumo: | Este artigo configura um recorte de uma tese de doutorado que investiga diferenças na produção de candidatos a um teste de proficiência oral em língua inglesa, e insere-se nas investigações sobre validade e descritores em escalas de proficiência de testes referenciados em critério. Participam da pesquisa oito alunas formandas de um curso de Letras de uma universidade pública paulista. Os resultados apontam diferenças quantitativas e qualitativas entre as faixas de proficiência para precisão, e principalmente qualitativas para complexidade gramatical. A discussão proposta neste artigo é atual e pertinente para o campo de Avaliação de Proficiência no Brasil, num momento em que se debate a necessidade de medidas para avaliar competências docentes, entre elas a proficiência na língua-alvo. |
Abstract: | This paper forms part of a doctorate thesis which investigates differences in the production of candidates to an English oral language test. It contributes to the body of research on validity and descriptors in criterion-referenced language test scales. Eight students graduating from a Language and Literature course in a public university in the state of Sao Paulo participate in this study. Results point to quantitative and qualitative differences between the scale bands for accuracy, and mainly qualitative ones for grammatical complexity. The discussion posed in this article is topical and pertinent to the Language Testing field in Brazil, at the moment when experts have been debating the need for measures to assess teachers' competences - amongst which proficiency in the target language. |
Licença: | Revista Brasileira de Linguística Aplicada - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982015000300657&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 mar. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820156294 |
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