Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29921
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_CriseAfetosIntimidade.pdf259,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Crise dos afetos : intimidade e cotidiano no cinema e na televisão
Otros títulos : Affection crisis : privacy and everyday life in film and television
Autor : Alcântara, Patrícia Colmenero Moreira de
Calazans, Fabíola
Assunto:: Intimidade (Psicologia)
Cotidiano
Cinema
Televisão
Fecha de publicación : ene-2015
Editorial : Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
Citación : ALCANTARA, Patricia Colmenero Moreira de; CALAZANS, Fabíola. Crise dos afetos: intimidade e cotidiano no cinema e na televisão. Galáxia (São Paulo), São Paulo, n. 29, p. 195-206, jan./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532015000100195&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015120057.
Resumen : Em um momento em que a intimidade é tema principal, tanto da programação televisiva quanto das salas de cinema, observa-se uma crise dos afetos, em que o risco de aprisionamentos subjetivos e de reificação se intensificam. Neste artigo, foram analisados dois objetos empíricos que privilegiam a vida cotidiana e a intimidade como tema, perpassando alguns territórios afetivos, entre eles, o filme Uma mulher é uma mulher, de Jean-Luc Godard, e a televisão contemporânea, em especial, o canal brasileiro GNT. Como conclusão, a trajetória do eu parece estar ameaçada pela mercantilização das performances afetivas.
Abstract: When intimacy is the main theme of both television programs and in movies theaters, an affection crisis is observed, in which the risk of subjective imprisonments and reification intensify. In this paper we analyze two empirical objects that emphasize the theme of everyday life and privacy, which pervade some affective territories, such as the film "A woman is a woman", of Jean-Luc Godard, and contemporary television, in particular the Brazilian television channel GNT. In conclusion, the trajectory of the self seems threatened by the marketing of affective performances.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: Galáxia (São Paulo) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532015000100195&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015120057
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29921/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.