Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29795
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_VidaSuspensaoFale.pdf133 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A vida em suspensão : ‘Fale com ela’ e os sentidos da morte
Outros títulos: Life on hold : ‘Talk to her’ and the meanings of death
La vida en suspensión : ‘Habla con ella’ y los sentidos de la muerte
Autor(es): Carneiro, Rosamaria
Assunto: Morte
Vida
Data de publicação: Jul-2015
Editora: UNESP
Referência: CARNEIRO, Rosamaria. A vida em suspensão: ‘Fale com ela’ e os sentidos da morte. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, n. 54, p. 615-621, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300615&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0553.
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre as múltiplas acepções de morte na contemporaneidade, a partir da obra cinematográfica ‘Fale com ela’, de Pedro Almodóvar. Para tanto, dialoga com o filme e com a leitura socioantropológica de Menezes sobre ‘boa morte’, ‘morte moderna’ e ‘morte pós-moderna’, tomando as considerações sobre a noção de pessoa e de naturalidade. Esse esforço termina por resultar, ao final, em outra aproximação entre o morrer, o viver e o nascer nos dias atuais, pensando em suas aproximações e semânticas na atualidade
Abstract: This paper aims to reflect on the multiple meanings of death in today’s society, starting from the film ‘Talk to her’, by Pedro Almodóvar. For this, the film and the socioanthropological reading of Menezes on ‘good death’, ‘modern death’ and ‘postmodern death’ are discussed, taking into consideration notions about people and naturalness. This effort ultimately ends up resulting in another approach between death, life and birth within current days while thinking about their approaches and semantics today.
Resumen: El objetivo de este artículo es reflexionar sobre las múltiples acepciones de muerte en la contemporaneidad, a partir de la obra cinematográfica ‘Habla con ella’ de Pedro Almodóvar. Para ello, dialoga con la película y con la lectura socio-antropológica de Menezes sobre la ‘buena muerte’, la ‘muerte moderna’ y la ‘muerte post-moderna’, tomando sus consideraciones sobre la noción de persona y de naturalidad. Ese esfuerzo acaba finalmente resultando en otras aproximación entre el morir, el vivir y el nacer en los días actuales, pensando en sus aproximaciones y semánticas en la actualidad.
Licença: Interface - Comunicação, Saúde, Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300615&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0553
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.