Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29785
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_TecnologiasDigitaisInstrumentos.pdf249,85 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
Autre(s) titre(s): Digital technologies as mediating tools of digital natives' learning
Tecnologías digitales como herramientas mediadoras de aprendizaje de los nativos digitales
Auteur(s): Costa, Sandra Regina Santana
Duqueviz, Barbara Cristina
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto:: Tecnologia educacional
Mediação da aprendizagem
Escolas
Date de publication: sep-2015
Editeur: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Référence bibliographique: COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.
Résumé: Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.
Abstract: In this article, we aim to discuss the use of Digital Information and Communication Technologies-DICT- asmediating tools of digital natives' learning, taking into account the changes in social interactions in contemporary society that contribute to the constitution of these youngsters' subjectivity. We rely, therefore, on authors such as Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014), and Vygotsky (1930, 1934/2001), among others, to support this bibliographical study.The DICT are mediating-tools of learning, especially related to learn how to know and learn how to do, as well as to access the technopopular culture, although this potential is not widely used at school.
Resumen: En este artículo, nos proponemos analizar el uso de lãs Tecnologías Digitales de La Información y laComunicación - TDIC - como herramientas mediadoras de aprendizaje de los nativos digitales, teniendo em cuenta los câmbios em lãs interacciones sociales em la sociedad contemporánea que contribuyen a La constitución de La subjetividad en estos jóvenes. Nos basamos en autores como Buckingham (2009, 2010), Delors e cols. (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey y Gasser (2011), Rossato (2014) y Vygotsky (1930, 1934/2001), entre otros, para apoyar este estudio bibliográfico. Las TDIC son herramientas mediadoras de aprendizaje, especialmente com respecto al saber y al hacer, y, también para accesar la cultura tecnopopular, aunque este potencial este subutilizado em la escuela.
Licença:: Psicologia Escolar e Educacional - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300603&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29785/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.