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Titre: Desenvolvimento do self dialógico nos primeiros anos de vida : teoria e pesquisas
Autre(s) titre(s): Dialogical self development in early life : theory and research
Auteur(s): Moreno, Mónica Roncancio
Branco, Angela Uchoa
Assunto:: Self dialógico
Desenvolvimento
Emergências
Date de publication: oct-2015
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: MORENO, Mónica Roncancio; BRANCO, Angela Maria Uchoa. Desenvolvimento do self dialógico nos primeiros anos de vida: teoria e pesquisas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 4, p. 425-434, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400425&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042284425434.
Résumé: O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesquisas em fases iniciais de alfabetização são praticamente ausentes, a lacuna mais significativa se estende dos 4 aos 6 anos. Encontramos, ainda, que o modelo adulto da Teoria do Self Dialógico tenta ser adaptado para crianças, mas esse modelo precisa de transformações para dar conta dos processos de desenvolvimento do Self. Concluímos que, para a realização de pesquisas com crianças, seja incluída a análise microgenética de interações sociais das crianças em contextos específicos, com vistas ao estudo da emergência de seus processos de desenvolvimento.
Abstract: This article discusses some recent studies on the development of the dialogical self during the first years of life. We reviewed published studies that had the emergence of self as a theoretical basis. We identified an increasing number of studies with babies. However, studies realized during the early stages of literacy are absent, and the most significant gap extends from 4- to-6-year-old children. We found that there are attempts to adapt the adult model of the Dialogical Self Theory for children, but this model needs to change to account for processes of the development of self. We conclude by arguing that there is a need for microgenetic analysis of children's social interactions within specific contexts, in order to study the emergence of their development processes.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000400425&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042284425434
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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