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Titre: Development and validation of an instrument for evaluating the ludicity of games in health education
Autre(s) titre(s): Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde
Desarrollo y validación de instrumento para evaluar la ludicidad de juegos en salud
Auteur(s): Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Göttems, Leila Bernarda Donato
Silva, Laianna Victoria Santiago
Carvalho, Paloma Aparecida
Melo, Gislane Ferreira de
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
Assunto:: Educação em saúde
Jogos
Brinquedos
Ensino superior
Criatividade
Autonomia (Psicologia)
Date de publication: déc-2015
Editeur: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Référence bibliographique: PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Development and validation of an instrument for evaluating the ludicity of games in health education. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 6, p. 978-987, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000600978&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 6, p. 978-987, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000600978&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015.
Résumé: Objetivo: elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. Método: pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechamento dos itens; 2. procedimentos de construção de escalas, com validação de conteúdo mediante análise dos juízes e estimativa de consenso pelo Content Validity Index(CVI). Resultados: foram validados 53 itens acerca do caráter irrequieto dos jogos nas dimensões da ludicidade, dos componentes formativos da aprendizagem e do perfil dos jogadores. Conclusão: a ludicidade pode ser avaliada por itens validados relacionados ao grau de envolvimento, de imersão e de reinvenção dos sujeitos na partida, ao lado da dinâmica e da jogabilidade do jogo.
Abstract: Objective: developing and validating an instrument to evaluate the playfulness of games in health education contexts. Methodology: a methodological, exploratory and descriptive research, developed in two stages: 1. Application of an open questionnaire to 50 graduate students, with content analysis of the answers and calculation of Kappa coefficient for defining items; 2. Procedures for construction of scales, with content validation by judges and analysis of the consensus estimate byContent Validity Index(CVI). Results: 53 items regarding the restless character of the games in the dimensions of playfulness, the formative components of learning and the profiles of the players. Conclusion: ludicity can be assessed by validated items related to the degree of involvement, immersion and reinvention of the subjects in the game along with the dynamics and playability of the game.
Resumen: Objetivo: elaborar y validar un instrumento para la evaluación de la ludicidad de juegos en contextos educativos de salud. Método: investigación metodológica, exploratoria y descriptiva, desarrollada en dos etapas: 1. aplicación de cuestionario abierto a 50 estudiantes universitarios, con análisis de contenido de las respuestas y cómputo del coeficiente Kappa para cierre de los ítems; 2. procedimientos de construcción de escalas, con validación de contenido mediante análisis de los jueces y estimación de consenso por el Content Validity Index(CVI). Resultados: se validaron 53 ítems acerca del carácter irrequieto de los juegos en las dimensiones de la ludicidad, de los componentes formativos del aprendizaje y del perfil de los jugadores. Conclusión: la ludicidad puede ser evaluada por ítems validados relacionados con el grado de involucración, inmersión y reinvención de los sujetos en el partido, al lado de la dinámica y la jugabilidad del juego.
Licença:: Revista da Escola de Enfermagem da USP - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000600978&lng=en&nrm=iso&tlng=en&ORIGINALLANG=en. Acesso em: 8 maio 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000600015
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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