http://repositorio.unb.br/handle/10482/2951
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_RafaeldeAlencarLacerda.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Proposta de um modelo para análise de requisitos de software educativo |
Autor : | Lacerda, Rafael de Alencar |
Orientador(es):: | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto:: | Software - avaliação Tecnologia educacional |
Fecha de publicación : | 14-dic-2007 |
Data de defesa:: | 14-dic-2007 |
Citación : | LACERDA, Rafael de Alencar. Proposta de um modelo para análise de requisitos de software educativo. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | O presente trabalho apresenta um modelo para levantamento de requisitos na construção de softwares educativos - SE. Para se chegar a este modelo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com base em um estudo de caso do software intitulado Hércules e Jiló no Mundo da Matemática. O modelo proposto contempla cinco pilares básicos para a análise de requisitos neste tipo de software: contexto, público-alvo, conteúdo, avaliação e equipe multidisciplinar. O resultado da análise dos dados e elaboração da modelagem deste software educativo proporcionou a explicitação de cinco produtos que, conforme o modelo, são esperados desta etapa do desenvolvimento de um SE: planejamento, pesquisa, capacitação da equipe, delimitação da envergadura do software e modelagem do mesmo. A aplicação deste modelo permite considerar questões extremamente relevantes quando se trata da construção de um material didático inovador, além de servir com instrumento de ajuda para desenvolvedores de tal categoria de software. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work provides a model for requirements analysis in educational software. This model was developed through a qualitative research based on a case study of a software called Hercules and Jiló in the World of Mathematics. The proposed model includes five pillars to requirements analysis: context, audience, content, assessment and multidisciplinary team. The result of data analysis and modeling of this educational software provided an explanation of five products that, as according to the model, are expected this stage of the development of an educational software: planning, research, training of the team, delimitation of the scope and educational software modeling. The application of this model allows to consider relevants questions when it attends to development of an innovative teaching materials and an instrument useful to help developers in this software category. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.