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Título: Construção e evidências de validade de duas escalas de percepção de desenvolvimento profissional
Outros títulos: Evidence of validity of the perception of professional development scale
Construcción y evidencias de validez de dos escalas de percepción de desarrollo profesional
Autor(es): Mourão, Luciana
Porto, Juliana Barreiros
Puente-Palacios, Katia
Assunto: Avaliação psicológica
Competência profissional
Desenvolvimento profissional
Data de publicação: 2014
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: MOURAO, Luciana; PORTO, Juliana Barreiros; PUENTE-PALACIOS, Katia. Construção e evidências de validade de duas escalas de percepção de desenvolvimento profissional. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 73-85, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2019.
Resumo: O marcado aumento do investimento público e privado feito em ações de treinamento, formação e capacitação evidenciam a centralidade que ações voltadas para o desenvolvimento profissional têm cobrado. Esse desenvolvimento, entretanto, não decorre apenas de ações formais mas também de experiências do cotidiano do trabalho. O objetivo do presente artigo foi desenvolver e identificar as evidências de validade de instrumentos de mensuração de desenvolvimento profissional que focas sem tanto na percepção de estado atual de desenvolvimento, como na evolução vivenciada pelo respondente. Para tanto, foram desenvolvidas duas escalas a partir de entrevistas e do referencial teórico que foram testadas em amostra de 674 trabalhadores. Os resultados obtidos na realização das análises fatoriais e de confiabilidade (α=0,84 e 0,92, respectivamente) revelaram que ambas as medidas constituem ferramentas que permitem a adequada mensuração do desenvolvimento profissional, razão pela qual se constituem em instrumentos úteis de diagnóstico desse atributo, em organizações.
Abstract: The increase of public and private investments in training emphasizes the need for policies in professional development. However, this development does not depend solely on formal actions, but also on daily work experiences. The objective of this study is to develop and identify evidence of validity of an instrument to measure professional development that focuses on the perception of the current development, as well as its evolution experienced by respondents. Thus, two scales were developed based on interviews and theory that had been tested in a sample of 674 professionals. The reliabilities and factor analysis results indicated the scales are adequate for measuring the construct (α=0.84 and 0.92, respectively). In conclusion they constitute useful instruments for measuring professional development in organizations.
Resumen: El destacado aumento de inversión pública y privada en acciones de entrenamiento, formación y capacitación evidencia la centralidad que tienen las acciones vueltas al desarrollo profesional. Ese desarrollo, sin embargo, proviene no sólo de acciones formales, sino también de experiencias del cotidiano del trabajo. El objetivo de esta investigación fue desarrollar e identificar evidencias de validez de instrumentos de medición para el desarrollo profesional que se centrasen tanto en la percepción del estado actual de desarrollo, como en la evolución experimentada por el respondiente. Así fueron construidas dos escalas a partir de entrevistas y del marco teórico que se pusieron a prueba en una muestra de 674 trabajadores. Los resultados obtenidos del análisis factorial y fiabilidad (α=0,84 y 0,92 respectivamente) revelaron que ambas las medidas son herramientas que permiten una medición adecuada del desarrollo profesional, por lo que se constituyen en instrumentos de diagnóstico de ese atributo en las organizaciones.
Licença: Psico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100008
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