Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29336
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstrucaoEvidenciasValidade.pdf451,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMourão, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorPorto, Juliana Barreirospt_BR
dc.contributor.authorPuente-Palacios, Katiapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:39Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:39Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationMOURAO, Luciana; PORTO, Juliana Barreiros; PUENTE-PALACIOS, Katia. Construção e evidências de validade de duas escalas de percepção de desenvolvimento profissional. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 73-85, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29336-
dc.description.abstractO marcado aumento do investimento público e privado feito em ações de treinamento, formação e capacitação evidenciam a centralidade que ações voltadas para o desenvolvimento profissional têm cobrado. Esse desenvolvimento, entretanto, não decorre apenas de ações formais mas também de experiências do cotidiano do trabalho. O objetivo do presente artigo foi desenvolver e identificar as evidências de validade de instrumentos de mensuração de desenvolvimento profissional que focas sem tanto na percepção de estado atual de desenvolvimento, como na evolução vivenciada pelo respondente. Para tanto, foram desenvolvidas duas escalas a partir de entrevistas e do referencial teórico que foram testadas em amostra de 674 trabalhadores. Os resultados obtidos na realização das análises fatoriais e de confiabilidade (α=0,84 e 0,92, respectivamente) revelaram que ambas as medidas constituem ferramentas que permitem a adequada mensuração do desenvolvimento profissional, razão pela qual se constituem em instrumentos úteis de diagnóstico desse atributo, em organizações.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução e evidências de validade de duas escalas de percepção de desenvolvimento profissionalpt_BR
dc.title.alternativeEvidence of validity of the perception of professional development scale-
dc.title.alternativeConstrucción y evidencias de validez de dos escalas de percepción de desarrollo profesional-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação psicológicapt_BR
dc.subject.keywordCompetência profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.rights.licensePsico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100008pt_BR
dc.description.abstract1The increase of public and private investments in training emphasizes the need for policies in professional development. However, this development does not depend solely on formal actions, but also on daily work experiences. The objective of this study is to develop and identify evidence of validity of an instrument to measure professional development that focuses on the perception of the current development, as well as its evolution experienced by respondents. Thus, two scales were developed based on interviews and theory that had been tested in a sample of 674 professionals. The reliabilities and factor analysis results indicated the scales are adequate for measuring the construct (α=0.84 and 0.92, respectively). In conclusion they constitute useful instruments for measuring professional development in organizations.-
dc.description.abstract2El destacado aumento de inversión pública y privada en acciones de entrenamiento, formación y capacitación evidencia la centralidad que tienen las acciones vueltas al desarrollo profesional. Ese desarrollo, sin embargo, proviene no sólo de acciones formales, sino también de experiencias del cotidiano del trabajo. El objetivo de esta investigación fue desarrollar e identificar evidencias de validez de instrumentos de medición para el desarrollo profesional que se centrasen tanto en la percepción del estado actual de desarrollo, como en la evolución experimentada por el respondiente. Así fueron construidas dos escalas a partir de entrevistas y del marco teórico que se pusieron a prueba en una muestra de 674 trabajadores. Los resultados obtenidos del análisis factorial y fiabilidad (α=0,84 y 0,92 respectivamente) revelaron que ambas las medidas son herramientas que permiten una medición adecuada del desarrollo profesional, por lo que se constituyen en instrumentos de diagnóstico de ese atributo en las organizaciones.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.