http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_OpiniaoEstudantesEnfermagem.pdf | 204,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ARTIGO_OpinionNursingStudents.pdf | 184,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar |
Outros títulos: | Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting |
Autor(es): | Valadares, Alessandra Freire Medina Magro, Marcia Cristina da Silva |
Assunto: | Simulação (Computadores) Enfermagem - estudo e ensino Estudantes de Enfermagem Ensino auxiliado por computador |
Data de publicação: | 2014 |
Editora: | Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
Referência: | VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. |
Resumo: | Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro. |
Abstract: | Objective: Comparing the opinion of undergraduate nursing students about the realistic simulation and the curricular internship in a hospital setting. Methods: A comparative study with 55 nursing students who were divided into a control group that did a curriculum internship in a hospital setting, and an experimental group that participated of a realistic simulation prior to the hospital setting. Both groups answered an instrument based on the Likert scale to verify the effectiveness of the two teaching strategies. Results: In the experimental group, 69 % totally agreed that the simulation consolidated the teaching-learning process. In the control group, most students (38.5 %) totally disagreed with the internship in the hospital setting as an isolated strategy. Conclusion: In the opinion of nursing students, the realistic simulation was effective to acquire and refine knowledge and security, in addition to develop critical thinking in face of the common routine clinical situations in nursing care practice. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) Curso de Enfermagem (FCE-ENF) |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.