Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_OpiniaoEstudantesEnfermagem.pdf204,79 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_OpinionNursingStudents.pdf184,95 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorValadares, Alessandra Freire Medinapt_BR
dc.contributor.authorMagro, Marcia Cristina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:20Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:20Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationVALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationVALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29235-
dc.description.abstractObjetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOpinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalarpt_BR
dc.title.alternativeOpinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025pt_BR
dc.description.abstract1Objective: Comparing the opinion of undergraduate nursing students about the realistic simulation and the curricular internship in a hospital setting. Methods: A comparative study with 55 nursing students who were divided into a control group that did a curriculum internship in a hospital setting, and an experimental group that participated of a realistic simulation prior to the hospital setting. Both groups answered an instrument based on the Likert scale to verify the effectiveness of the two teaching strategies. Results: In the experimental group, 69 % totally agreed that the simulation consolidated the teaching-learning process. In the control group, most students (38.5 %) totally disagreed with the internship in the hospital setting as an isolated strategy. Conclusion: In the opinion of nursing students, the realistic simulation was effective to acquire and refine knowledge and security, in addition to develop critical thinking in face of the common routine clinical situations in nursing care practice.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândiapt_BR
dc.description.unidadeCurso de Enfermagem (FCTS-ENF)pt_BR
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29235/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.