http://repositorio.unb.br/handle/10482/28936
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_DocenciaUniversitaraLocus.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A docência universitária como locus de pesquisa da psicologia do desenvolvimento adulto |
Outros títulos: | University teaching as alocus of research for adult developmental psychology La docencia universitaria como locus de investigación de la psicología del desarrollo adulto |
Autor(es): | Fávero, Maria Helena Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Psicologia do desenvolvimento Matemática Ensino superior |
Data de publicação: | Dez-2013 |
Editora: | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
Referência: | FAVERO, Maria Helena; NEVES, Regina da Silva Pina. A docência universitária como locus de pesquisa da psicologia do desenvolvimento adulto. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 319-328, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200014. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200014&lng=pt&tlng=pt. Acesso: 11 ago. 2020. |
Resumo: | Descrevemos uma pesquisa didática sobre o ensino de matemática focado na mediação de campos conceituais do currículo do Ensino Fundamental, com 30 pedagogos e seis psicólogos, 35 mulheres e um homem, com idades entre 22 e 50 anos, estudantes de um curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia, visando capacitá-los a trabalhar com estudantes que apresentem dificuldades de aprendizagem e com professores. Coletamos dados sobre suas concepções a respeito da matemática, as competências e dificuldades na resolução de problemas focados no uso do conjunto numérico dos racionais e na compreensão de diferentes bases, a análise sobre a própria produção e sobre a produção do outro. Evidenciamos quatro proposições: A matemática é difícil; A matemática é angustiante; Os professores de matemática não promovem a aprendizagem; Eu não sou competente em matemática. Evidenciamos níveis de complexidade de resolução dos problemas e níveis de tomada de consciência ao longo do procedimento didático que nos permitem defender sua pertinência. |
Abstract: | We describe a didactic research on the teaching of mathematics focused on the conceptual mediation of the elementary school curriculum, with 30 pedagogues and 6 psychologists, 35 women and 1 man, between 22 and 50 years old, students of a graduate course in Psycho-Pedagogy. The purpose is to enable them to intervene with students who present learning disabilities and with their teachers. We collected data concerning their conceptions on mathematics; their skills and difficulties when solving problems focused on the use of rational numbers and in comprehending the different bases; the analysis of their own production and of the production of others. We show four propositions: mathematics is hard; mathematics is distressing; mathematics teachers do not promote learning; "I'm not competent in mathematics". We point out levels of complexity when solving problems and levels of awareness throughout the didactic procedure which allow us to argue in favor of its relevance. |
Resumen: | Se describe una investigación didáctica sobre la enseñanza de matemática con foco en la mediación de campos conceptuales del currículo de la Enseñanza Fundamental. Se realizó con 30 pedagogos y 6 psicólogos, 35 mujeres y 1 hombre, entre 22 y 50 años, estudiantes de un curso de post-grado lato senso en Psicopedagogía buscando capacitarlos a intervenir en las dificultades de aprendizaje de estudiantes y en el trabajo de profesores. Se recogieron datos sobre: sus concepciones de matemática, las habilidades y dificultades en la resolución de problemas centrados en el uso del conjunto numérico de los racionales y en la comprensión de diferentes bases, el análisis sobre la propia producción y sobre la producción otros. Se presentan 4 proposiciones: la matemática es difícil, la matemática es angustiante, los profesores de matemática no promueven el aprendizaje, yo no soy competente en matemática. Se evidencia niveles de complejidad de resolución de problemas y niveles de toma de conciencia a lo largo del procedimiento didáctico que nos permiten defender su pertinencia. |
Licença: | Psicologia Escolar e Educacional - (CC BY) -Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200014 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.