Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28926
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_ContribuicoesTreinoCognitivo.pdf288,45 kBAdobe PDFView/Open
Title: Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados
Other Titles: Contributions of a cognitive training for the memory of institutionalized elderly
Contribuciones de un entreno cognitivo para la memoria de ancianos institucionalizados
Authors: Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
Janczura, Gerson Américo
Assunto:: Cognição - idosos
Idosos - aspectos psicológicos
Avaliação neuropsicológica
Memória
Reconhecimento
Issue Date: Apr-2013
Publisher: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Citation: CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas; JANCZURA, Gerson Américo. Contribuições de um treino cognitivo para a memória de idosos institucionalizados. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 1, p. 13-22, jan./abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.
Abstract: Este estudo investigou a influência de diferentes treinos cognitivos na memória de idosos institucionalizados e em medidas neuropsicológicas e de humor. Dezesseis idosos participaram do programa que incluiu dois tipos de treinamentos que variavam quanto à semelhança com as atividades e o ambiente dos idosos na instituição. Os treinos tinham a duração de 60 minutos e ocorreram duas vezes por semana durante quase quatro semanas. Os resultados mostraram que ARFC foi influenciado pelo tipo de treinamento, e que a recordação livre para palavras foi melhor após o treinamento somente para o grupo de idosos alfabetizados, independentemente do tipo de treinamento. Não foram detectados efeitos no teste de reconhecimento de imagem e as sessões de treinamento afetaram positivamente os escores EDG.
Abstract: This study investigated the influence of different cognitive training procedures in memory, neuropsychological measures and mood of institutionalized elderly. Sixteen seniors attended the program which included two types of procedures that varied in terms of the similarity to the daily activities and environment of the institutionalized elderly. The training lasted 60 minutes and occurred twice a week for almost four weeks. The results showed that ARFC was influenced by the type of training; free recall for words was better after training only for literate individuals, regardless of training type. No positive effects were detected in picture recognition. Training sessions had a positive influence in GDS scores.
Resumen: Este estudio investigó la influencia de diferentes entrenos cognitivos en la memoria de ancianos institucionalizados y en medidas neuropsicológicas y del humor. Dieciséis ancianos participaron del programa que incluyó dos tipos de entrenamientos que variaban cuanto a la semejanza con las actividades y el ambiente de ancianos en la institución. Los entrenos tenían la duración de 60 minutos y ocurrieron dos veces por semana durante casi cuatro semanas. Los resultados mostraron que ARFC fue influenciado por el tipo de entrenamiento, y que el recuerdo libre para palabras fue mejor pasado el entrenamiento solamente para el grupo de ancianos alfabetizados, independientemente del tipo de entrenamiento. No fueron detectados efectos en el teste de reconocimiento de imagen y las sesiones de entrenamiento afectaron positivamente los escores EDG.
Licença:: Psico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28926/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.