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Título: Efeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança
Outros títulos: Imaginary effects of the diagnostic of ADHD in children subjectivity
Autor(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Psicanálise
Semiologia (Medicina)
Data de publicação: Ago-2012
Editora: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
Referência: LEGNANI, Viviane Neves. Efeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 307-322, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-02922012000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922012000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2020.
Resumo: Neste artigo discute-se a avaliação diagnóstica de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O discurso médico aponta a etiologia desse quadro como endógena e orgânica e, para efeito de diagnóstico, utiliza os critérios descritivos do DSM IV. A partir de um Estudo de Caso e, mediante a apresentação de fundamentos teóricos da psicanálise, o texto aqui apresentado propõe que o TDA/H é uma problemática nas funções da atenção, linguagem e motricidade, as quais estão articuladas e dependem da posição subjetiva do sujeito. Nessa visão, o TDA/H pode ser pensado como um sintoma que se endereça, como uma mensagem, ao Outro.
Abstract: In this article it’s discussed the diagnostic evaluation of children with Attention-Deficit and Hyperactivity disorder. The medical speech points out the etiology of this condition as being both endogenous and organic. The DSM IV’s descriptive criterion is usually used for diagnostic purposes. Starting from a Case Study, based on the psychoanalysis’ theoretical fundaments, the author suggests that the ADHD is a disorder of the functionality of perception, language and mobility. These features are intertwined and rely on the subjective position of the individual. Thus the ADHD can be seen as a symptom that regards a sort of message to the Other.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Fractal: Revista de Psicologia - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922012000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922012000200007
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