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Título : Modus operandi da produção científica da educação física : uma análise das revistas e suas veiculações
Otros títulos : Modus operandi of the scientific production of the physical education : an analysis of the journals and their publications
Autor : Lazzarotti Filho, Ari
Silva, Ana Márcia
Nascimento, Juarez Vieira do
Mascarenhas, Fernando
Assunto:: Comunicação científica
Periódicos - educação física
Ciência
Fecha de publicación : mar-2012
Editorial : Universidade Estadual de Maringá
Citación : LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100001. Acesso em: 16 set. 2020.
Resumen : O campo da Educação Física no Brasil começa a incorporar, cotidianamente e com ênfase crescente, a prática de pesquisa, a qual traz consigo todo um aparato próprio do fazer científico contemporâneo, especialmente a divulgação dos seus resultados por meio das revistas científicas. Para compreender como esse processo vem se desenvolvendo e quais os seus desdobramentos para a Educação Física, o presente estudo analisou a veiculação do conhecimento de oito revistas desse campo no Brasil, considerando o ano base de 2008. A análise fundamentou-se na teoria relacional de Bourdieu (2009) e os resultados apontam um campo em pleno desenvolvimento, que produz um modus operandi fundado ainda na tônica da dicotomia entre as chamadas ciências duras e as ciências moles, reproduz a lógica interna de seus campos de origem e ainda indica teorias com pouco poder de refração e retradução para a Educação Física.
Abstract: The area of Physical Education in Brazil has continually and emphatically incorporated the research practice, which brings together its own contemporary scientific method, especially the publication of the main results in scientific journals. To comprehend how this process has been developed as well as its consequences to the Physical Education area, the present study investigated the publication of the knowledge produced in eight Brazilian journals of the area published in the year 2008. The analysis was based on Bourdieu (2009) and the results demonstrate that it is an area on its own development. Moreover, the results also indicate that this area of research is producing its own modus operandi based on the dichotomy of the hard and light sciences, still reproducing the internal logic of its original areas and indicating theories with little power of refraction and retranslation to the Physical Education area.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença:: Revista da Educação Física/UEM - (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100001. Acesso em: 16 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.12551
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