http://repositorio.unb.br/handle/10482/28398
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_ContribuicoesTeoriasDesenvolvimento.pdf | 291,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência |
Otros títulos : | Contributions of human development theories to a contemporary concept of adolescence |
Autor : | Senna, Sylvia Regina Carmo Magalhães Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos |
Assunto:: | Desenvolvimento humano Adolescência Psicologia |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
Citación : | SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 1, p. 101-108, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2019. |
Resumen : | O interesse pelo estudo da adolescência vem aumentando, sobretudo por seu impacto no desenvolvimento do indivíduo, da família e da sociedade. Tratar a adolescência simplesmente como um período de grandes mudanças não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida, caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Ênfase é dada à importância de se adotar um paradigma sistêmico para a compreensão da adolescência, priorizando as inter-relações dos recursos individuais e contextuais que promovem as trajetórias de desenvolvimento positivo. |
Abstract: | The interest in studying adolescence is increasing, especially because of its impact on the development of individuals, families and society. To treat adolescence simply as a period of great changes does not correspond to the current theoretical perspectives of human development sciences. Therefore, this article aims to contribute to a more updated understanding of this period in life, characterized by intense exploration and multiple opportunities that vary according to the different social and cultural contexts. Emphasis is given to the importance of adopting a systemic paradigm for the comprehension of adolescence, prioritizing individual and contextual resources that promote positive development. |
Licença:: | Psicologia: Teoria e Pesquisa - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 jun. 2019. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.