Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28075
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_NarrativasGestaoMudancas.pdf350,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Narrativas para a gestão de mudanças : um estudo de caso na indústria vidreira
Outros títulos: Narrative approaches to change management : a case study in the glass industry
Autor(es): Brusamolin, Valério
Assunto: Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento
Data de publicação: Abr-2011
Editora: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Referência: BRUSAMOLIN, Valério. Narrativas para a gestão de mudanças: um estudo de caso na indústria vidreira. Transinformação, v. 23, n. 1, p. 15-28, jan./abr. 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862011000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/h3Sc8ZFbtt5GdFL5CRT6kwQ/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
Resumo: Este artigo propõe um modelo para análise do emprego de narrativas na gestão de mudanças, descrevendo os passos a serem seguidos e listando os padrões de histórias que podem auxiliar na gestão das transformações necessárias. O modelo é aplicado no estudo de caso da criação de uma empresa, a Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira, do Grupo Wheaton Brasil, coletando as narrativas do gestor, classificando-as e analisando-as à luz do modelo proposto. Conclui-se que gerentes e outros contadores de histórias atuam como mediadores da informação, narrando histórias que transmitem a informação certa no momento oportuno, com efeitos transformadores positivos para a organização, produzindo mudanças cognitivas necessárias, transmitindo valores, cultura e auxiliando na percepção da realidade.
Abstract: This paper proposes a framework for an analysis of the use of storytelling in change management, describing the steps to follow and listing the patterns of stories that may help to manage the needed transformations. The model is applied in a case study involving the creation of a company, "Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira" in the Wheaton Brasil Group, capturing manager narratives, classifying and analyzing them, and comparing them with the proposed model. It concludes that managers and other storytellers act as information mediators, telling stories that transmit the right information at the right time, with positive transformational effects for the organization, producing the necessary cognitive changes, transmitting values, culture and helping with the perception of reality.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Transinformação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/tinf/a/h3Sc8ZFbtt5GdFL5CRT6kwQ/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862011000100002
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.