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Título: Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
Outros títulos: Learning strategies at work : development and validation of a scale
Autor(es): Brandão, Hugo Pena
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem no trabalho
Análise fatorial
Data de publicação: 2011
Editora: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: BRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.
Abstract: This study had the purpose of developing a scale of learning strategies at work and verifying how often they are used by managers of a Brazilian public bank. Data collection was made through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 881 bank managers and the data were submitted to descriptive and factor analysis. Results revealed 26 practices to learn at work which were grouped into five factors: active reflection; interpersonal help seeking; seeking help from written material; reproduction; and practical application (a = .79 to .92). The most used learning strategies were interpersonal help seeking and active reflection. At last, an agenda for future research is suggested.
Licença: Psicologia: Reflexão e Crítica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005
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