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Título: Psicologia escolar no Brasil : considerações e reflexões históricas
Outros títulos: School psychology in Brazil : appreciation and historical reflections
Autor(es): Barbosa, Rejane Maria
Araújo, Claisy Maria Marinho
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicogênese
Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicogênese
Assunto: Psicologia escolar
Psicologia - história
Psicólogos educacionais
Data de publicação: 2010
Editora: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Referência: BARBOSA, Rejane Maria; MARINHO-ARAÚJO, Clasy Maria. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 27, n. 3, p. 393-402, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HfFbGhyKP8vqpXtJFW9n9FP/?lang=pt#. Acesso em: 28 set. 2022.
Resumo: O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.
Abstract: This article presents an historic overview of School Psychology in Brazil covering the transition between the XIX and XX centuries, with the creation of the first psychology laboratories for studies of children with learning difficulties, mainly resulting from the influence of North America and France. The subsequent period of crisis in the 1980s is also discussed, as is the search for new theoretical and methodological bases for involvement. The article is divided into two parts. First, it presents an overview of the main historical facts and data from research into concepts and involvement in school psychology in the Brazilian setting. Subsequently, contemporary issues are discussed that emerged from a movement towards the resignification of the practice of certain actions that have been proposed since the 1990s.
Licença: (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HfFbGhyKP8vqpXtJFW9n9FP/?lang=pt. Acesso em: 28 set. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011
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