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dc.contributor.authorBarbosa, Rejane Mariapt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Claisy Maria Marinhopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:53:55Z-
dc.date.available2017-12-07T04:53:55Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Rejane Maria; MARINHO-ARAÚJO, Clasy Maria. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 27, n. 3, p. 393-402, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HfFbGhyKP8vqpXtJFW9n9FP/?lang=pt#. Acesso em: 28 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27742-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePsicologia escolar no Brasil : considerações e reflexões históricaspt_BR
dc.title.alternativeSchool psychology in Brazil : appreciation and historical reflections-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia - históriapt_BR
dc.subject.keywordPsicólogos educacionaispt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HfFbGhyKP8vqpXtJFW9n9FP/?lang=pt. Acesso em: 28 set. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011pt_BR
dc.description.abstract1This article presents an historic overview of School Psychology in Brazil covering the transition between the XIX and XX centuries, with the creation of the first psychology laboratories for studies of children with learning difficulties, mainly resulting from the influence of North America and France. The subsequent period of crisis in the 1980s is also discussed, as is the search for new theoretical and methodological bases for involvement. The article is divided into two parts. First, it presents an overview of the main historical facts and data from research into concepts and involvement in school psychology in the Brazilian setting. Subsequently, contemporary issues are discussed that emerged from a movement towards the resignification of the practice of certain actions that have been proposed since the 1990s.-
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicogênese-
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicogênese-
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