http://repositorio.unb.br/handle/10482/27365
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
a15v14n3.pdf | 151,48 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida Contributions of attention: studies of the environment and education for life |
Auteur(s): | Lestinge, Sandra Sorrentino, Marcos |
Assunto:: | Ensino-aprendizagem Educação ambiental Percepção Estudo do meio |
Date de publication: | 2008 |
Editeur: | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
Référence bibliographique: | Ciênc. educ. (Bauru),v.14,n.3,p.601-619,2008 |
Résumé: | O presente artigo tem por finalidade apresentar alguns autores que dão ênfase à utilização de atividades de campo dirigidas, realizadas em ambiente extraclasse, aqui denominadas de estudos do meio; contextualizando-as, criticamente, como possível contribuição frente à crise de percepção vivida na contemporaneidade. Apesar de não estar restrito apenas à comunidade escolar ou ao ensino formal, é como recurso didático que o estudo do meio é valorizado, devido aos resultados expressivos - pois imprime qualidade - nas relações de ensino-aprendizagem, interpessoais e intrapessoais. A percepção sobre o cotidiano, a realidade social, cultural, histórica, do meio físico e natural foi e ainda é fundamental no processo de formação do cidadão emancipado e compromissado; e, deve ser uma prática constante para nortear as sociedades da "era do conhecimento" rumo à construção de saberes para a sustentabilidade socioambiental e melhoria da qualidade de vida. The objective of the present article is to present some authors who emphasize the utilization of field-based activities, performed in out-of-the-class contexts, here called studies of the environment, placing them, critically, in context, as a possible contribution vis-à-vis the crisis of perception we are facing today. While it is not restricted solely to the schooling community or to the formal teaching, it is as a didactical resource that the study of the means is valued, owing to the outstanding results - since it applies quality to - in the teaching-learning, interpersonal and intrapersonal relationships. The perception on the day-to-day, the social, cultural and historical reality of the physical and natural environment was and still is crucial to the process of formation of the independent and committed citizen; and it must be a constant practice guiding societies in the era of knowledge, towards construction of knowledge for socio-environmental sustainability and quality of life improvement. |
metadata.dc.description.unidade: | Em processamento |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300015 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.