Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2735
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_JaninedeLucenaCosta.pdf495,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillas Boas, Benigna Maria de Freitas-
dc.contributor.authorCosta, Janine de Lucena-
dc.date.accessioned2009-12-15T23:39:55Z-
dc.date.available2009-12-15T23:39:55Z-
dc.date.issued2007-03-15-
dc.date.submitted2007-03-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Janine de Lucena. E agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docente. 2007. 119 f. (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2735-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.en
dc.description.abstractO presente estudo consistiu em analisar a avaliação do desempenho docente. Para isso foi conduzida uma pesquisa qualitativa em uma instituição privada de educação superior, no Distrito Federal. Como objetivo geral buscou-se compreender a sistemática de avaliação do desempenho dos professores do Curso de Pedagogia. Os objetivos específicos consistiram em analisar: os objetivos da avaliação do desempenho docente; a operacionalização da avaliação do desempenho docente: instrumentos utilizados e periodicidade de aplicação desses instrumentos; os documentos que orientam a sistemática de avaliação do desempenho docente adotada pela instituição; e as percepções de professores e alunos sobre a sistemática de avaliação do desempenho docente utilizada pela instituição. Foram coletados dados por meio de questionários aplicados a alunos e professores do quinto semestre do Curso de Pedagogia, os quais foram analisados à luz da literatura sobre a temática. Analisaram-se os seguintes documentos: o que trata da avaliação institucional da instituição pesquisada; o questionário utilizado pela instituição para a avaliação do desempenho docente realizada pelos alunos; e o questionário para auto-avaliação pelos professores. Outra fonte de coleta de dados foi a entrevista realizada com o coordenador da CPA. Constatou-se que a avaliação do desempenho docente tem sido um meio para a melhoria do trabalho pedagógico da instituição, consistindo em um processo que se encontra em construção. A instituição tem procurado conjugar as informações obtidas pela avaliação do desempenho docente realizada pelos alunos com as informações coletadas junto aos professores. No entanto, observou-se a existência de desencontro de percepções dos alunos e dos professores em relação à sistemática de avaliação do desempenho docente. Percebeu-se a coexistência das duas funções da avaliação: a formativa e a somativa. Os alunos apontaram que a avaliação não tem continuidade e é realizada somente ao final do semestre. Em relação às modificações do trabalho pedagógico decorrentes da avaliação do desempenho docente, muito embora os professores tenham afirmado que realizam mudanças, um número pequeno de alunos disse que percebe essas alterações. Como conclusão, o estudo aponta a partir dos dados coletados, alguns desafios que a avaliação do desempenho docente enfrenta, principalmente, nos cursos de formação de professores, uma vez que a avaliação assume importância especial por possibilitar a vivência do processo avaliativo que poderá ser reproduzido em seu local de trabalho. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the assessment of teachers' performance. In order to do so, a qualitative research was conducted at a higher education private institution in Brasília. The main objective was to understand the system to assess teachers' performance in the Pedagogy Course. The study had the following specific objectives: to analyze the objectives of teachers' performance assessments, the operationalization of teachers' performance assessment, the procedures that were used and how often they were used, the documents which guided the assessment system adopted by the institution, and the perception of teachers and students on the teachers' performance assessment system adopted by the institution. Data was collected by means of questionnaires given to 5th semester students and teachers of the Pedagogy Course. These questionnaires were analyzed based on the literature on the matter. The following documents have been analyzed: the one on the institutional assessment and that of the institution's Own Assessment Committee; the questionnaire used by the institution to assess teachers' performance (given to students); and the teachers' self-assessment questionnaire. Another source of data collection was the interview done with the coordinator of the institution's Own Assessment Committee. It was found that teachers' performance assessment has been a means to improve the institution's pedagogical work, and this has been a work in progress. The institution has been trying to join the information gathered with the assessment conducted by the students with the information collected with the teachers. However, the existence of a difference of perception has been observed, both from the students and the teachers in relation to the teachers' performance assessment system. Two functions of the assessment coexist: a formative one and a summative one. Students have claimed that the assessment has no continuity and it is conducted only in the end of the term. As a conclusion, the data colected on the study indicates some challenges faced by the professor teacher performance assessment. Remarkably, it can be observed from teacher formation courses, since the asessment became specially important when it allows the assessment process experience that could be reproduced on teachers workplace.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleE agora? Quem me avalia é o aluno : um estudo sobre a avaliação do desempenho docenteen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.subject.keywordProfessores - desempenhoen
dc.subject.keywordAvaliação educacional - educadoren
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.