Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27335
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_InfluenciaFamiliaDesenvolvimento.pdf273,77 kBAdobe PDFView/Open
Title: A influência da família no desenvolvimento da superdotação
Other Titles: Family influence on the development of giftedness
La influencia de la familia en el desarrollo del superdotado
Authors: Silva, Paulo Vinícius Carvalho
Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Superdotados
Família
Desenvolvimento
Issue Date: Dec-2008
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Citation: SILVA, Paulo Vinícius Carvalho; FLEITH, Denise de Souza. A influência da família no desenvolvimento da superdotação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, n. 2, p. 337-346, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005.
Abstract: Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias.
Abstract: Many studies point out the importance of the family to the manifestation, development and recognition of giftedness. The development of gifted behaviors impose new challenges and demands to the gifted individuals themselves and their relatives, who in certain occasions do not have enough knowledge to assist these individuals. Hence, the main objective of this study is to critically synthesize and analyze the investigations conducted on the relationship between the gifted and his/her family in the areas related to sports, music, arts and academic studies.. They reveal a great variety of parental practices and family characteristics associated to the development of gifted behaviors. The critical analysis of the articles examined may suggest the conduction of further studies on the participation of the family in the process of talent development. In addition, elucidations raised with this article may assist the elaboration and implementation of programs to assist gifted individuals and their families.
Resumen: Varios estudios destacan la importancia de la familia para la manifestación, el desarrollo y el reconocimiento del superdotado. El desarrollo de comportamientos superdotados impone nuevos desafíos y demandas a los propios individuos superdotados y a sus familiares, que en algunas ocasiones no poseen la clareza necesaria para atenderlas. Siendo así, el objetivo general de este estudio es sintetizar y analizar de forma crítica las investigaciones realizadas sobre la relación entre la familia y el individuo superdotado en las áreas deportiva, musical, artística y académica. Estas investigaciones indican una gran variedad de prácticas parentales y características familiares asociadas al desarrollo de comportamientos superdotados. El análisis crítico de los artículos examinados podrá promover la realización de otras investigaciones sobre la participación de la familia en el proceso de desarrollo del talento. Además de eso, las informaciones de esta investigación podrán ayudar a elaborar e implementar programas de atendimiento a individuos superdotados y sus respectivas familias.
Licença:: Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27335/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.