Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27278
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_TextoVisualEstereotipos.pdf411,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira
Outros títulos: Visual text, gender stereotypes and L2 textbooks
Autor(es): Oliveira, Sara
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino
Livros didáticos
Estereótipos de gênero
Data de publicação: Jun-2008
Editora: UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
Referência: OLIVEIRA, Sara. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 47, n. 1, p. 91-117, jan./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132008000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/Rc7rsYSmF8DZXhsHtjV69dn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
Resumo: Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.
Abstract: This paper, part of a broader, ongoing research, has as its purpose to present the preliminary results related to the presence of gender stereotypes in the visual texts of a selection of textbooks used in the teaching of foreign languages in Brazilian primary and secondary schools. A critical stance guided the analysis of the instructional materials. Although the research has included five foreign languages, for the purpose of this paper only the results related to English and French textbooks (28 books) are reported. The preliminary results of the qualitative analysis of randomly selected materials indicate that men and women are still visually represented in a stereotyped way as far as professional, social, economic and affective aspects are concerned.
Licença: Trabalhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/tla/a/Rc7rsYSmF8DZXhsHtjV69dn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132008000100006
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.