http://repositorio.unb.br/handle/10482/26964
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_DesenvolvimentoHumanoDesafios.pdf | 250,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Desenvolvimento humano : desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas |
Other Titles: | Human development : challenges for the comprehension of the probabilistic trajectories |
Authors: | Sifuentes, Thirza Reis Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de |
Assunto:: | Desenvolvimento humano Teoria sistêmica Multidisciplinaridade |
Issue Date: | Dec-2007 |
Publisher: | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
Citation: | SIFUENTES, Thirza Reis; DESSEN, Maria Auxiliadora; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Desenvolvimento humano: desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. 4, p. 379-385, out./dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000400003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000400003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021. |
Abstract: | A abordagem teórica do desenvolvimento humano exige uma perspectiva interdisciplinar, a qual contemple a interface de diferentes saberes. Seguindo uma trilha antes delineada pela abordagem sistêmica do desenvolvimento e pela abordagem bioecológica, a "Ciência do Desenvolvimento", surge ao final do século XX, imprimindo uma marca importante na compreensão das principais questões relativas ao campo do desenvolvimento. Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns tópicos centrais desta ciência. A ênfase no desenvolvimento como processo versus produto das interações; o significado das mudanças e continuidades no tempo; e, o papel do próprio sujeito, assim como o da cultura e dos contextos ecológicos, entre os fatores constitutivos das redes relacionais em que se circunscreve o desenvolvimento, ao longo do curso de vida, são aspectos que se destacam na discussão. |
Abstract: | The theoretical approach of human development demands an interdisciplinary perspective that contemplates the interface of different knowledge fields. Following a path previously defined by the systemic approach of learning and by the bio-ecological approach, the "Science of Development" has emerged in the last decades of the 20th century, imprinting an important mark in the comprehension of the main issues of human development. In this work, we present and discuss some of the core issues of this science: the emphasis on the development as a process versus a product of the interactions; the meaning of the changes and continuities over time; and the role of the person as well as that of the culture and the ecological contexts among the constituent factors of the relational systems where development takes place along life-time. |
Licença:: | Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000400003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000400003 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.