Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26741
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_CinemaPulsaoIrreversivel.pdf494,35 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Cinema e pulsão : sobre "Irreversível", o trauma e a imagem
Autre(s) titre(s): Drive and cinema : about "Irréversible", trauma and image
Auteur(s): Rivera, Tania Cristina
Assunto:: Psicanálise
Cinema
Trauma
Date de publication: jui-2006
Editeur: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
Référence bibliographique: RIVERA, Tania. Cinema e pulsão: sobre "Irreversível", o trauma e a imagem. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 18, n. 1, p. 71-76, jan./jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232006000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/Cm3Lvz3txcwpcHSRhQVJQWm/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
Résumé: Partindo de um diálogo entre psicanálise e cinema, buscamos refletir sobre o estatuto da imagem na contemporaneidade. Para além de uma configuração imaginária apaziguadora, é indicada a potencialidade traumática da imagem, por meio da concepção freudiana da lembrança encobridora. Tal dimensão traumática é explorada na análise do filme Irreversível, produção francesa de 2002. A violência não é, nessa obra, apenas mostrada em imagens, mas é posta em cena "entre" as imagens. Em seu agenciamento pulsa uma ameaçadora possibilidade de que aquilo de que se trata na imagem, e que diz respeito à ligação entre sexo e violência não possa ser contado, mas apenas repetido.
Abstract: Entwining psychoanalysis and cinema, this paper seeks to reflect about the status of image in contemporary society. This search goes beyond a conformist imaginary configuration to point out the existence of a traumatic potentiality of the image, as indicated by Freudian concept of screen memories. This idea is explored by a discussion about French Director Gaspar Noé production "Irréversible", 2002. In this work, violence isn't simply showed in images but works "between" the images. In its editing pulsates the scaring possibility that something essential about image, related to death and sexuality, can't be told as a history, but destroys everything in a circular repetition.
Licença:: Revista do Departamento de Psicologia. UFF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/Cm3Lvz3txcwpcHSRhQVJQWm/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232006000100006
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26741/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.