Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_AbordagemGestalticaPsicopedagogia.pdf644,76 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
Autre(s) titre(s): Gestalt approach and psychopedagogy : a comprehensive look to the child-school totality
Auteur(s): Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti
Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Antony, Sheila
Assunto:: Psicopedagogia
Aprendizagem
Crianças
Gestalt-terapia
Date de publication: aoû-2006
Editeur: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Référence bibliographique: DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 149-159, ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Acesso em: 19 mar. 2021.
Résumé: O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar. Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.
Abstract: The following study aims to establish an interface between gestalt approach and Psychopedagogy. Gestaltpedagogy base theories are focused, its conception of holistic-relational field, the Contact Cycle theory and the contributions for the learning process and school practices comprehension. From Psychopedagogy, its conception, amplitude and processes evaluation and intervention for the child and educative institution are pointed out; the convergence of their theoretical and practical bases enclose the learning phenomenon, the psychopedagogy evaluation and intervention from a gestaltic standpoint. The interface seeks a new comprehension and interventionist action to the learning process and school complaints, to collaborate to the child development.
Licença:: Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/hcDrz6QCgGwtxvW3s3kpKKc/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26717/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.