Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26512
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_RelacaoCriatividadeInteligenciaAutoconceito.pdf235,18 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
Autre(s) titre(s): Relationship between monoliguals and bilinguals' creativity, inteligence, and self-concept
Auteur(s): Mendonça, Patrícia Villa da Costa Ferreira
Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Criatividade
Inteligência
Autoconceito
Bilinguismo
Date de publication: jui-2005
Editeur: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Référence bibliographique: MENDONÇA, Patrícia Villa da Costa Ferreira; FLEITH, Denise de Souza. Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 59-70, jun. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006.
Résumé: Este estudo teve como objetivo estudar a relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos bilíngües e monolíngües. Participaram deste estudo 269 alunos, do gênero masculino e feminino, adolescentes e adultos, de uma instituição particular de ensino de língua inglesa, localizada em Brasília. Os instrumentos utilizados foram o Teste Torrance de Pensamento Criativo - TTCT, Teste Não-Verbal de Raciocínio para Adultos - TNVRA e Escala Fatorial de Autoconceito - EFA. Os alunos bilíngües apresentaram escores superiores nas medidas de criatividade verbal e figurativa e de inteligência quando comparados aos alunos monolíngües. Os resultados indicaram, ainda, que os alunos do gênero masculino apresentaram escores superiores aos do gênero feminino apenas na medida de originalidade verbal. Não foram observadas diferenças entre adolescentes e adultos em relação à criatividade, inteligência e autoconceito. Foi observada uma correlação positiva entre criatividade e autoconceito para alunos bilíngües.
Abstract: This study aimed at analyzing the relationship between creativity, intelligence and self-concept with bilingual and monolingual students. The study had the participation of 269 students, male and female, adolescents and adults from a private English Binational Center in Brasília. The instruments used included the Torrance Test - TTCT, the TNVRA, a Non-Verbal Intelligence Test, and a Self-concept Factorial Scale - EFA. Higher scores in verbal and figural creativity and intelligence were obtained by bilingual students when compared to monlingual students. The results also indicated that male sytudents presented higher scores than female students in verbal originality measure. No differences were observed between adolescents and adults concerning creativity, intelligence and self-concept. A positive correlation was observed between creativity and self-concept for bilingual students.
Licença:: Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26512/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.